Topo

Fenômenos aéreos misteriosos: Nasa vai investir pesado para decifrar OVNIs

Imagem: To The Stars Academy of Arts & Science

Colaboração para Tilt*, do Rio de Janeiro

19/08/2022 16h09Atualizada em 31/08/2022 15h58

A Nasa está investindo pesado no estudo de OVNIs (ou UFOs, em inglês, os polêmicos objetos voadores não identificados). Um novo projeto, com orçamento inicial estimado em US$ 100 mil (cerca de R$ 520 mil), deve durar até 2023. O objetivo é avançar no entendimento destes fenômenos aéreos misteriosos e garantir a segurança aeroespacial — uma das atribuições da agência norte-americana.

A força-tarefa será liderada pelo astrofísico David Spergel, acompanhado por renomados cientistas internacionais. De acordo com a Nasa, relatórios serão divulgados publicamente — diferente da abordagem sigilosa do Pentágono.

Estamos sozinhos no universo?

Um OVNI não significa, necessariamente, um "disco voador", vida alienígena inteligente ou tecnologia extraterrestre avançada — a grande maioria das ocorrências tem explicação científica, como satélites, balões meteorológicos e até xixi de astronauta. Mas é um dos temas que mais intriga a humanidade há décadas.

O projeto da Nasa quer aplicar todas as ferramentas possíveis para esclarecer a natureza e a origem de fenômenos aéreos não identificados. O governo norte-americano possui diversos registros de luzes se movimentando pelo céu de maneira estranha.

Em uma reunião na última quarta-feira (17), a agência espacial disse estar correndo contra o tempo para conseguir cumprir o cronograma do estudo, de cerca de nove meses. "Estamos indo com força total", disse Daniel Evans, vice-administrador adjunto para pesquisa na Diretoria de Missões Científicas (SMD).

Equipe de cientistas

David Spergel, responsável pelo trabalho, é presidente da Simons Foundation em Nova York e, anteriormente, liderou o departamento de astrofísica da Universidade de Princeton, em Nova Jersey, Estados Unidos.

Ao seu lado está Daniel Evans, vice-administrador associado adjunto para pesquisa na Diretoria de Missões Científicas da Nasa, que servirá como oficial da Agência responsável por orquestrar o estudo.

Para completar, na linha de frente da pesquisa estão mais entre 15 a 17 profissionais: cientistas renomados, profissionais de dados e de inteligência artificial, especialistas em segurança aeroespacial. As nomeações devem ser publicadas até outubro deste ano, para então o projeto ser iniciado oficialmente.

"Temos acesso a uma ampla gama de observações da Terra a partir do espaço — e essa é a força vital da investigação científica. Temos as ferramentas e a equipe que podem nos ajudar a melhorar nossa compreensão do desconhecido. Esta é a própria definição do que é ciência. Isto é o que fazemos," disse Thomas Zurbuchen, administrador associado de ciência da sede da Nasa em Washington, em postagem oficial.

Divulgação aberta

A boa notícia para os entusiastas de OVNIs é que todos terão acesso às descobertas da equipe de cientistas da Nasa. Seguindo os princípios de abertura, transparência e integridade científica da agência, os relatórios serão compartilhados publicamente. "Levamos essa obrigação a sério e os tornamos facilmente acessíveis para qualquer pessoa ver ou estudar", afirmou Evans.

Vale lembrar que a Nasa está correndo por fora neste projeto independente, já que não faz parte da chamada "Força-Tarefa de Fenômenos Aéreos Não Identificados", do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, e nem do Grupo de Sincronização de Gerenciamento e Identificação de Objetos Aerotransportados. No entanto, as ações da agência espacial estão coordenadas com o governo norte-americano para a atuação científica.

*Com informações de Space e Nasa

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fenômenos aéreos misteriosos: Nasa vai investir pesado para decifrar OVNIs - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Astronomia