Topo

Olhe para o céu esta noite: tem conjunção da Lua com Marte; saiba como ver

Conjunção entre a Lua e Saturno, registrada no início do ano Imagem: Cédric Allier/Flickr

Marcella Duarte

De Tilt

18/08/2022 04h00

O último evento astronômico de destaque do mês de agosto — e um dos mais graciosos — acontece na noite de hoje (18) para amanhã: uma conjunção entre a Lua e Marte, nosso vizinho planeta vermelho.

Mas é preciso acordar bem cedo, ou ir dormir tarde, para observar. O fenômeno é visível a olho nu de qualquer ponto do país, sem necessidade de instrumentos especiais. Basta um céu com poucas nuvens.

Relacionadas

Como ver?

  • O par nasce junto por volta de 1h, a leste/nordeste (mesma direção onde nasce o Sol), e ficará visível por toda a madrugada, até o amanhecer.
  • Basta encontrar o belo "sorriso" da Lua, em sua fase minguante, no céu.
  • Marte estará logo à direita de nosso satélite, como uma estrela avermelhada de brilho fixo.
  • O horário mais recomendado para observação é entre 3h30 e 5h30, quando estarão mais altos no céu.
  • Se tiver alguma dificuldade em localizar os objetos, recorra a um app de observação astronômica, como Skywalk, Starchart, Sky Safari ou Stellarium.
  • Aproveite para ver Júpiter e Saturno, que estarão a caminho de se por a oeste, alinhados com a Lua e Mercúrio ao longo do céu; eles parecem grandes estrelas de brilho fixo amarelado.
Horizonte noroeste de São Paulo às 2h30 de 19/8: Marte logo ao lado da Lua e Júpiter acima no céu (Urano não é visível a olho nu) Imagem: Stellarium

O que é conjunção?

Conjunção é o termo astronômico para quando dois ou mais corpos celestes (planetas, Lua, sol) aparecem bem próximos em nosso céu. Mas essa proximidade é apenas aparente, devido ao movimento de suas órbitas elípticas, em relação a um determinado ponto de vista — no caso, o da Terra.

Não quer dizer que eles estejam de fato perto no espaço; continuam separados por milhões de quilômetros. No caso da conjunção desta madrugada, a Terra/Lua e Marte são, de fato, os corpos que ficam mais próximos no Sistema Solar — mas nosso vizinho está bem longe, a mais de 150 milhões de km de distância.

As conjunções mais comuns e apreciadas são aquelas entre a Lua e os planetas mais brilhantes (Vênus, Mercúrio, Marte, Júpiter e Saturno), podendo até formar um triângulo com dois deles.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Olhe para o céu esta noite: tem conjunção da Lua com Marte; saiba como ver - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Astronomia