Topo

Como tirar fotos incríveis no celular? 3 conselhos de quem entende

Por mais avançada que seja, a câmera não resolve o trabalho sozinha - Lovatto/UOL
Por mais avançada que seja, a câmera não resolve o trabalho sozinha Imagem: Lovatto/UOL

Rodrigo Lara

Colaboração para Tilt

16/08/2022 04h00

Você compra um celular com câmera boa, se empolga com a ideia de fotos incríveis, mas quando vai ver resultado... imagens tremidas, borradas, sem foco ou escuras. Quem já passou por isso? (Insira seu xingamento de revolta aqui).

A questão é que, por mais que as câmeras de smartphones tenham evoluído consideravelmente, elas, sozinhas, não são capazes de garantir boas imagens. Precisamos ter uma noção básica das melhores técnicas de fotografia.

"Alguns problemas podem impactar o resultado, como foco nos elementos errados da cena, enquadramento ruim, balanço ineficaz do controle de luz e sombra ou movimento exagerado das mãos na hora do clique", diz Maurício Moisés, gerente global de produtos da Motorola.

"Mas a grande maioria dos consumidores hoje em dia consegue extrair o máximo das câmeras", acredita. Boa parte dos celulares oferece meios de tirar boas fotos sem muito esforço, como os modos automáticos. Mas mesmo com eles, você ainda precisa se atentar a alguns pontos.

Tilt lista, a seguir, três dicas de especialistas com potencial para melhorar (e muito!) suas próximas fotos. Elas também servem para câmeras compactas, aliás.

Manipule a luz

Não é exagero dizer que a iluminação é o ponto mais importante de uma foto, já que as câmeras funcionam, basicamente, capturando a luz do ambiente. A origem grega do termo "fotografia" é literalmente "escrever com a luz".

"Ela é o fator chave para criar fotos incríveis com seu smartphone. Seja luz reduzida, ou excessiva, a manipulação correta se traduz em fotos mais detalhadas, sem ruídos ou superexposição", diz Renato Citrini, gerente sênior da divisão de produtos móveis na Samsung Brasil.

É verdade que muitos smartphones contam com modos de fotografia e recursos de inteligência artificial que conseguem compensar a iluminação. Um exemplo é o popular modo noturno, que aumenta a exposição da imagem. Mas o ideal é encará-los como um auxílio.

A principal dica aqui é procurar ângulos e posições que favoreçam a iluminação do protagonista. Se for o retrato de uma pessoa, por exemplo, evite ao máximo que a fotografia seja tirada contra a luz, sob o risco de mergulhá-la em uma sombra ou deixar o ambiente atrás dela claro demais, dando ares fantasmagóricos.

Claro que essa regra pode ser manipulada a seu favor, de forma a criar sombras e nuances, usando a luz ambiente de forma criativa. Para uma foto "padrão", porém, o ideal é que a fonte principal de iluminação (como o sol, uma lâmpada ou um refletor) sempre esteja à frente ou, no máximo, dos lados do que está sendo fotografado. Ou seja, nas costas do fotógrafo.

Limpe as lentes

A foto saiu embaçada? Antes de checar se focou no ponto errado, pense numa solução bem mais banal: sujeira nas lentes. Fumaça, umidade ou muito calor no ambiente também podem interferir na nitidez.

Por serem elementos que ficam constantemente expostos, as lentes são contaminadas pelos mais diversos agentes. O principal costuma ser a gordura do nosso próprio corpo, na forma de marcas de dedos.

"Manchas de impressões digitais podem afetar a qualidade da imagem, prejudicando o foco e a nitidez. O ideal é limpar as lentes do aparelho sempre que for utilizá-lo para fotografar", recomenda Bruno Pimentel Pereira, engenheiro de testes da Realme.

Outro sintoma de que as lentes estão sujas é a demora acima do normal para o aparelho focar automaticamente.

A solução é simples: antes de tirar uma foto, basta passar um pano para remover as sujeiras mais leves. Pode ser até a sua camiseta, já que as lentes possuem camadas de cobertura bem resistentes a riscos. Se ainda estiver muito suja, uma haste de limpeza de ouvido levemente umedecida com água ou uma solução específica para lentes, seguida de um pano seco, tende a resolver.

Conheça seu equipamento

Na hora da foto, muita gente simplesmente tira o celular do bolso, abre o aplicativo de câmera e dispara. Por mais que os novos smartphones tenham modos automáticos bem competentes, saiba que, desse jeito, você está longe de aproveitar ao máximo os recursos oferecidos.

Em primeiro lugar, é importante conhecer o aparelho e os tipos de lentes e sensores que ele possui. Para citar um exemplo: celulares cujas câmeras têm apenas zoom digital não oferecerão imagens da melhor qualidade caso você abuse dessa opção.

"Essa ferramenta deve ser utilizada em casos específicos, pois quanto mais próximo o zoom, mais a imagem perde pixels de informação, o que afeta a sua qualidade", diz Citrini. Aqueles equipados com lentes específicas para zoom, fazem isso de maneira óptica, permitindo uma aproximação do objeto com mais qualidade. Descubra qual é seu caso.

Também vale explorar o app nativo de fotos do aparelho, que costuma oferecer customizações de captura. Entre elas, a posição de foco, a iluminação e o tempo de exposição. Também pode oferecer modos manuais, com opções mais complexas, que permitem um controle mais aprofundado sobre o funcionamento da câmera.

Aqui, o melhor caminho é explorar, em situações reais, as funções disponíveis e ver as que dão melhores resultados no tipo de cena que você costuma fotografar.

"O modo manual pode dar mais liberdade criativa, enquanto ensina mais sobre os recursos disponíveis na câmera do seu smartphone. Independentemente de qualquer coisa, o modo de câmera ideal é o que funciona melhor para atender cada demanda ou necessidade", conclui Pereira.