Topo

Perdeu o fone de ouvido sem fio do celular? Saiba como encontrá-lo

Adriano Ferreira

Colaboração para Tilt, em São Paulo

14/08/2022 04h00

É frustrante querer ouvir alguma coisa, mas não encontrar o fone de ouvido do celular. A vantagem dos acessórios sem fio — como AirPods, Galaxy Buds e Echo Buds — é que eles podem ser facilmente localizados.

E nem precisa chamar São Longuinho ou dar três pulinhos. Existem funcionalidades nativas dos próprios smartphones ou dos fones, além de aplicativos e até truques, que podem ajudar nesta busca. Confira abaixo como ativar os recursos.

Fones de ouvido também foram o tema do mais recente Tilt Lab Day, que elegeu os melhores modelos em quatro categorias. Confira a lista dos vencedores e assista à premiação no vídeo no topo desta página.

AirPods

Previamente, é necessário ter habilitado o recurso "Buscar com um iPhone, iPad, iPod touch ou Mac" — caso contrário, não será possível usar a funcionalidade de busca. Também é preciso estar logado com seu ID Apple.

Com internet:

1 - Certifique-se que o iOS está atualizado, em seguida, vá até o app "Buscar" no seu iPhone;

2 - Prossiga em "Dispositivos";

3 - Selecione "AirPods" na lista; então, será possível visualizar a localização do dispositivo perdido;

4 - Caso deseje ativar um som para ajudar a encontrá-lo, vá na opção "Reproduzir som".

Sem internet:

A rede do app "Buscar" é capaz de encontrar a localização dos AirPods (3ª geração), AirPods Pro ou AirPods Max, ainda que você não esteja conectado na internet (seja wifi ou rede móvel, como o 4G ou 5G).

Siga o passo a passo abaixo:

1 - Acesse "Ajustes" na tela de configuração do seu iPhone e vá no seu nome;

2 - Continue em "Buscar" e acione essa funcionalidade; em seguida, vá em "Rede do app Buscar";

Galaxys Buds

A aplicação Galaxy Wearable é capaz de achar os seus fones da Samsung de forma prática. Porém, é preciso que eles estejam com bateria ou dentro de um raio de 9,5 metros; se não, será exibida uma mensagem avisando que os aparelhos estão desligados.

1 - Vá no app Galaxy Wearable no seu celular ou tablet;

2 - Selecione a opção "Localizar os meus fones" e continue em "Iniciar";

3 - Preste atenção em um apito que os seus fones emitirão por cerca de 3 minutos;

4 - Depois de encontrar, vá em "Parar" para o som ser interrompido.

Echo Buds

Antes de perguntar para a Alexia onde estão os seus Echo Buds perdidos, verifique se o app da assistente da Amazon está atualizado.

1 - Apenas diga: "Alexa, encontre meus buds";

2 - Siga as instruções da Alexa para achar os seus fones;

Apps localizadores

Você também pode baixar apps terceiros para fazer o serviço, como o LightBlue — para iPhone ou Android. Ele oferece uma noção se você está perto ou longe dos fones.

1 - Ative o Bluetooth do celular;

2 - Localize o seu fone na lista que aparece no aplicativo;

3 - De acordo com sinal que aparece no app, vá se movimentando até chegar perto dos fones. Se o sinal for de -10 dBm para -1 dBm, isso quer dizer que você está perto.

Truque do som

Este "life hack" funnciona em qualquer modelo: se o seu fone estiver conectado via Bluetooth no celular e com bateria, coloque uma música barulhenta para tocar no último volume e tente encontrar o dispositivo.