Topo

AirPods, Galaxy Buds, Echo Buds: vale trocar pela versão mais recente?

Leticia Marques

Colaboração para Tilt, do Rio de Janeiro

12/08/2022 04h00

Samsung, Apple e Amazon estão desenvolvendo fones de ouvido cada vez mais modernos, seja para acompanhar seus celulares (no caso das duas primeiras) ou apenas para uso cotidiano.

Essas linhas ganham modelos atualizados com frequência. Vale a pena optar pelas versões mais recentes? Conferimos as diferenças em cada marca.

Fones de ouvido também foram o tema do mais recente Tilt Lab Day, que elegeu os melhores modelos em quatro categorias. Confira a lista dos vencedores e assista à premiação no vídeo no topo desta página.

Samsung: Galaxy Buds 2 ou Buds Pro?

Galaxy Buds 2, segunda geração de fones da Samsung - Divulgação/Samsung - Divulgação/Samsung
Galaxy Buds 2, segunda geração de fones da Samsung
Imagem: Divulgação/Samsung

Lançado no ano passado, o Galaxy Buds 2 ganhou o recurso de cancelamento de ruídos ativo (Active Noise Cancelling, ou ANC), que reduz sons externos em até 98%.

Com esta opção ativada, a bateria dos fones dura cinco horas. Se o estojo recarregável estiver com a carga completa, chega a 20 horas.

O par pesa cinco gramas, possui conexão Bluetooth versão 5.2, equalizador sonoro (controle de níveis de graves e agudos), som tridimensional com o sensor Dolby Head Tracking e sensação de realidade com o sensor Dolby Atmos®. É compatível com aparelhos com Android versão 7 ou acima.

Galaxy Buds Pro - Guilherme Tagiaroli/UOL - Guilherme Tagiaroli/UOL
Galaxy Buds Pro
Imagem: Guilherme Tagiaroli/UOL

O Buds Pro, versão anterior, apresenta vantagens e desvantagens em comparação ao irmão mais novo. Nele, o ANC é levemente mais eficiente: elimina 99% de ruídos. Sua carga também dura cinco horas, mas rende menos no estojo recarregável: 18 horas.

Ele pesa mais (6,3 gramas - nada que vá fazer uma grande diferença na orelha), porém ainda usa a versão 5.0 do Bluetooth. Se a sua preocupação é só com o som, ele tem os mesmos recursos de áudio tridimensional do Buds 2.

Para quem tem celulares mais antigos, ele pode ser uma boa solução, que ainda conversa Androids a partir da versão 5 em diante. Em troca, precisa de, no mínimo, 1,5 gigabytes de memória interna.

VEREDITO: O Buds 2 é melhor, mas as diferenças são mínimas. Se você ainda tem o Pro, talvez valha a pena aguardar a próxima geração para trocar por um modelo realmente atualizado.

Apple: AirPods 3 ou 2?

AirPods 3, da Apple - Divulgação/Apple - Divulgação/Apple
AirPods 3, da Apple
Imagem: Divulgação/Apple

Lançado no Brasil em novembro, a 3ª geração de AirPods foi produzida para eliminar o ruído do ambiente. Seu tamanho é minúsculo (18,26 milímetros de largura e 30,79 milímetro de altura) e o peso não passa de 4,28 gramas.

Sua própria estrutura já é sensível ao toque, permitindo avançar ou voltar em uma música. Além disso, aguenta contato com água, umidade e suor.

Ele possui amplificador com alto alcance dinâmico (consegue captar bem faixas de som grave e agudo), e áudio espacial, que simula o som vindo de diferentes direções. O fone também possui equalização adaptativa, detectando o que você está ouvindo e ajustando as frequências baixas e médias, para que os detalhes cheguem com alta fidelidade em cada música.

Aguenta seis horas de uso ininterrupto, mas apenas cinco com o áudio espacial ativado. Com a carga completa no estojo, toca até 30 horas.

2ª geração de AirPods - Divulgação - Divulgação
2ª geração de AirPods
Imagem: Divulgação

A geração anterior é mais curta, porém com haste maior (16,5 milímetros de largura e 40,5 milímetros de altura) e pesa um pouco menos: 4 gramas.

Ele também possui sensores duplos ópticos, como o do novo modelo, mas não tem tecnologia de cancelamento de ruído ou resistência à água.

A bateria é menos poderosa: dura até cinco horas, mas com o estojo recarregável em plena potência, pode chegar a 24.

VEREDITO: Apesar do preço mais salgado, a nova geração realmente traz recursos que fazem diferença. Vale o investimento.

Amazon: Echo Buds 2 ou 1?

Echo Buds, os fones de ouvido True Wireless de segunda geração da Amazon - Divulgação - Divulgação
Echo Buds, os fones de ouvido True Wireless de segunda geração da Amazon
Imagem: Divulgação

O Echo Buds 2 saiu esse ano. Possui cancelamento de ruído (ANC), conexão Bluetooth 5.0 e é resistente ao suor. Com apenas 20 milímetros de largura e 19,1 de altura, ele pesa 5,7 gramas.

Como tantos outros produtos da Amazon, seu diferencial é contar com a assistente Alexa direto de fábrica, que funciona por comando de voz. (Mas, se você preferir, também dá para usar a Siri, da Apple, e o Google Assistente.)

A duração da bateria é de cinco horas de reprodução, com até 15 horas de recarga no estojo portátil.

O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editorial.