Topo

Concurso vai batizar estrelas e planetas vistos pelo James Webb; participe

Quinteto de Stephan: grupo de cinco galáxias na constelação de Pegasus, a cerca de 290 milhões anos-luz da Terra, foi uma das primeiras imagens capturada pelo James Webb - NASA, ESA, CSA e STScI
Quinteto de Stephan: grupo de cinco galáxias na constelação de Pegasus, a cerca de 290 milhões anos-luz da Terra, foi uma das primeiras imagens capturada pelo James Webb Imagem: NASA, ESA, CSA e STScI

Leticia Marques

Colaboração para Tilt

12/08/2022 17h05Atualizada em 19/09/2022 18h07

A União Astronômica Internacional (IAU) lançou a NameExoWorlds 2022, uma competição para nomear 20 sistemas exoplanetários e suas estrelas hospedeiras, que serão observados pelo Telescópio Espacial James Webb.

Qualquer um pode participar: basta montar uma equipe, escolher o sistema planetário de sua preferência, e se cadastrar por este formulário, onde estão explicadas as regras e etapas do concurso.

A IAU estimula astrônomos profissionais e amadores, entusiastas da área, professores e estudantes a se unirem para propor o nome para um desses mundos fora do Sistema Solar (exoplaneta + a estrela que orbita).

exoplaneta - ESA/Hubble, M. Kornmesser - ESA/Hubble, M. Kornmesser
Representação artística de um exoplaneta e seu sol
Imagem: ESA/Hubble, M. Kornmesser

A sugestão de nome deve ser entregue em formato de vídeo e por escrito, com ideias ligadas a culturas dos povos de nosso planeta. A NameExoWorlds 2022 reconhece que a Terra contém diversas culturas e povos e quer conectá-los a mundos tão distantes no universo.

Use sua criatividade, respeitando algumas restrições: não é permitido usar nomes de pessoas reais (vivas ou mortas) ou de corpos celestes já existentes (por exemplo, Plutão 2). Neologismos e portmanteaus (junções de partes de duas ou mais palavras para formar uma nova) também são proibidos, assim como nomes de marcas, organizações, animais de estimação, acrônimos e instituições religiosas, militares ou políticas.

As propostas vão passar por um processo seletivo em duas fases: a primeira, em painéis de seleção nacional, liderados pelos Coordenadores Nacionais de Extensão da IAU (CONs), que escolherão a melhor proposta de cada país, com dois candidatos backup. Na segunda parte, internacional, um comitê irá considerar os candidatos propostos pelos países e decidir quais serão os nomes oficiais de cada "ExoWorld".

A ideia da competição surgiu em um pronunciamento na coletiva de imprensa da 31ª Assembleia Geral da União Astronômica Internacional, em Busan, na Coreia do Sul, em comemoração ao 10º aniversário do Escritório de Extensão em Astronomia (OAO - Office for Astronomy Outreach) da IAU.

"Na última década, o Escritório de Extensão em Astronomia se esforçou para construir pontes entre profissionais, amadores, comunicadores, educadores e o público. É emocionante ter uma nova competição NameExoWorlds em andamento para comemorar o 10º aniversário do OAO", disse Debra Elmegreen, presidente da união.