Topo

Golpe no WhatsApp: a isca agora são passagens aéreas de graça

Print de golpe no WhatsApp que promete passagens aéreas da Iberia - Reprodução
Print de golpe no WhatsApp que promete passagens aéreas da Iberia Imagem: Reprodução

Barbara Mannara

Colaboração para Tilt*, do Rio de Janeiro

09/08/2022 11h16

Mais um golpe circulando pelo WhatsApp, que apela a prêmios impressionantes para convencer a vítima. Desta vez, ele promete passagens aéreas da companhia Iberia. Seriam mais de 5 mil tíquetes para viajar de graça pela Europa. Tudo mentira, claro.

A campanha está sendo utilizada por cibercriminosos para instalar vírus nos celulares com sistema Android. A fraude foi detectada pela empresa de segurança digital, ESET, no início de agosto.

A conta oficial da Iberia no Twitter confirmou que recebeu as denúncias sobre o golpe e alertou os clientes. "Qualquer sorteio ou promoção seria feito através de nossos canais oficiais. Já passamos as informações internamente para nossos colegas", diz a postagem.

Como funciona o golpe?

Ao clicar no link recebido pelo WhatsApp, o usuário é encaminhado para um site falso. Ele tenta enganar as vítimas usando a logomarca, imagens de aeronaves e as cores da Iberia.

Prints de golpe do WhatsApp que promete passagens aéreas da Ibéria 2 - Reprodução - Reprodução
Site falso da Iberia
Imagem: Reprodução

O golpe é exibido com texto em espanhol, mas vale ficar atento aqui no Brasil também para não cair nessa. A pessoa é direcionada para responder a uma pesquisa e depois a realizar um jogo de tentativa e erro.

Ao final, há uma mensagem de que o prêmio foi conquistado. E é nesse momento que o cibercrime se concretiza. A vítima é convidada a compartilhar a promoção com seus contatos para receber os tíquetes.

Essa ação é bem comum para disseminar golpes de forma mais rápida e com maior chance de fazer novas vítimas, já que receber o link de uma pessoa conhecida aumenta a probabilidade de que a pessoa também clique no link.

Depois é exibida na tela do celular uma mensagem para atualizar o aparelho, porque supostamente não estaria funcionando bem. Nesse momento, a pessoa é direcionanda a baixar um aplicativo suspeito para otimizar o aparelho. Segundo comentários na Google Play Store, o app mostra anúncios spam incômodos e contínuos, mesmo quando está desativado.

Prints de golpe do WhatsApp que promete passagens aéreas da Ibéria 3 - Reprodução - Reprodução
Golpe solicita baixar novo app
Imagem: Reprodução

Vale ficar atento porque o golpe muda conforme a área geográfica. Em alguns casos, ao invés de baixar o aplicativo, o usuário é direcionado para um site que indiz a fazer uma assinatura paga.

Como se proteger?

O primeiro passo é sempre desconfiar de promoções que prometem algo muito chamativo, como no caso, 5 mil passagens gratuitas de ida e volta para a Europa.

Os cibercriminosos usam do exagero para fazer vítimas mais facilmente. Fique em alerta mesmo se o link chegar por meio de uma mensagem de uma pessoa conhecida.

Normalmente as campanhas são divulgadas apenas pelas redes sociais ou canais oficiais das companhias - e não em páginas de terceiros, como foi o caso do golpe.

Na dúvida, sempre entre em contato com a empresa pelos canais oficiais para entender sobre supostas promoções antes de clicar em links suspeitos, sejam eles recebidos via e-mail, WhatsApp ou SMS.

Outra dica é manter instalado um antivírus ou anti-malware no celular e computador, já que eles são capazes de barrar possíveis arquivos maliciosos antes que eles se infiltrem no sistema.