Topo

Samsung lança dois novos celulares dobráveis amanhã (10): o que vem por aí?

Suposto visual do Samsung Galaxy Flip Z 4 - Reprodução/WinFuture
Suposto visual do Samsung Galaxy Flip Z 4 Imagem: Reprodução/WinFuture

De Tilt*, em São Paulo

09/08/2022 04h00

Está chegando. Amanhã (10), a Samsung realiza o evento Unpacked, em que a marca deve apresentar seus destaques do segundo semestre.

Em anos passados, o destaque era a linha Galaxy Note, com canetinha, que foi aposentada. Então, nos últimos anos a empresa tem dedicado seu segundo grande evento do ano para mostrar seus novos celulares dobráveis.

Segundo rumores, são esperados quatro lançamentos:

  • Galaxy Z Flip 4 (um celular dobrável que abre e fecha verticalmente);
  • Galaxy Z Fold 4 (um celular dobrável que abre e fecha horizontalmente, como um tablet);
  • Galaxy Watch 5 (nova edição do relógio inteligente da marca);
  • Galaxy Buds Pro 2 (nova edição dos fones de ouvido sem fio).

Abaixo, reunimos o que sabemos, por meio de diversos rumores, de cada um dos possíveis lançamentos — não custa lembrar que há ainda o fator-surpresa. Além dos itens citados, a fabricante sul-coreana pode surpreender e anunciar novos produtos ou serviços que ainda estão guardados a sete chaves.

Galaxy Z Flip 4

O teaser da Samsung nas redes sociais faz acreditarmos que é certo que teremos um novo Galaxy Z Flip 4. A imagem usada pela marca mostra um telefone dobrável entre-aberto, emulando o sinal de maior (">"). A ideia é que o dia 10 de agosto [data do anúncio] vai ser maior do que "hoje".

Evan Blass, um dos principais vazadores de produto, obteve imagens que podem ser do novo Z Flip 4. Ele deve manter o design externo com a região das câmeras em um outro tom — no modelo vazado, o aparelho tem um tom colorido, enquanto a área das câmeras é escura.

Suposto visual do Samsung Galaxy Z Flip 4 - Evan Blass/Samsung - Evan Blass/Samsung
Suposto visual do Samsung Galaxy Z Flip 4
Imagem: Evan Blass/Samsung

Na região onde ficam as câmeras, como nas edições anteriores, deve haver uma tela um pouco maior, que serve tanto para exibir notificações, como ajudar a pré-visualizar selfies com os sensores principais.

Ao abri-lo completamente, a Samsung terá uma câmera ocupando um orifício na tela — em edições passadas, a empresa apostou em uma câmera que ficava sob a tela.

Não há muitos detalhes sobre especificações, mas acredita-se que ele deve ter o chip Snapdragon 8 Plus Gen 1, um dos mais sofisticados do mercado — o modelo do ano passado, Galaxy Z Flip 3, tinha um chip Snapdragon de gama intermediária.

Além disso, a bateria do novo modelo deve ser de 3.700 mAh — lembre-se que este deve ser um telefone compacto, portanto com menos bateria que o comum em tops de linha, que ficam na casa dos 4.000 mAh (ou mais).

Galaxy Z Fold 4

Suposto visual do Samsung Galaxy Z Fold 4 - Evan Blass/91 Mobiles - Evan Blass/91 Mobiles
Suposto visual do Samsung Galaxy Z Fold 4
Imagem: Evan Blass/91 Mobiles

Ainda que apareça de forma muito tímida no vídeo de teaser do evento, muitos vazadores dão conta que a Samsung apresentará um novo Galaxy Z Fold 4. Quanto a ele, o IceUniverse, notório divulgador de informações de celulares, diz que o celular terá:

  • tela de 7,6 polegadas ou 19,3 cm (fechado)
  • tela externa de 6,2 polegadas ou 15,7 cm (parte de fora)
  • chip Snapdragon 8 Plus Gen 1
  • opção de 256 GB/512 GB de armazenamento e 12 GB de RAM
  • câmera de 50 MP + 12 MP + 10 MP
  • câmera de 10 MP para selfie
  • câmera de 4 MP (sob a tela)
  • Android 12
  • Bateria de 4.400 mAh

O tamanho deve ser bem parecido com o da geração passada (as telas têm a mesma dimensão), inclusive com o design com três câmeras — é esperado que seja parecido com o trio de sensores do Galaxy S22 (ano passado eram 3 câmeras de 12 MP). A câmera interna, que fica sob a tela, deve ter resolução de 4 MP. É uma melhoria, se comparado com o modelo anterior.

A diferença deve ser o tamanho da tela, que deve ter uma proporção 5:4, quase quadrado — na maioria dos celulares convencional é 16:9, retangular.

Galaxy Watch 5 deve ganhar medidor de temperatura corporal

Supostas imagens dos próximos Galaxy Watch 5 Pro (esq.) e Galaxy Watch 5 (dir.) - Reprodução/91Mobiles - Reprodução/91Mobiles
Supostas imagens dos próximos Galaxy Watch 5 Pro (esq.) e Galaxy Watch 5 (dir.)
Imagem: Reprodução/91Mobiles

A evolução dos smartwatches da Samsung deve vir em duas versões: Galaxy Watch 5 e Galaxy Watch 5 Pro — ano passado havia o Watch 4 e Watch 4 Classic.

Uma das grandes mudanças é que não haverá um mecanismo da tela que gira, que permitia navegar por opções do vestível, segundo imagens publicada por Evan Blass, um dos principais vazadores do mundo da tecnologia.

O Watch 5 deve ser disponibilizado com corpo de 40 mm e 44 mm, enquanto o Watch 5 Pro deve ser um pouco maior, com 45 mm.

Quanto a funcionalidades, rumores apontam que os relógios terão carregamento rápido e contarão com sensor de temperatura, para checar se a pessoa que o utiliza está com febre ou não, por exemplo.

A integração com o Google deve ser maior ainda. Então, os relógios devem ter o sistema Wear OS 3, com Google Assistente e possibilidade de navegação de mapas direto no smartwatch.

Galaxy Buds Pro 2: mais cancelamento de ruído

Assim como a linha de smartphones Galaxy, a empresa sul-coreana também costuma ter dois lançamentos de fones sem fio ao ano. A bola da vez devem ser os Galaxy Buds Pro 2.

Segundo o site alemão WinFuture.de, os novos modelos devem ter como novidade cancelamento de ruído aprimorado, capaz de "abafar" sons externos até em locais muito barulhentos. A autonomia deve ser de até 8 horas, mas muito provavelmente com o cancelamento de ruído desligado, pois os Galaxy Buds 2, seus antecessores, têm autonomia de 7,5 horas nesta condição.

Por fim, os fones devem ser à prova d'água, oferecer "áudio espacial" e conexão Bluetooth 5.3.

*Com informações do Verge, WinFuture.de e Evan Blass/91Mobiles