Topo

Google: Usuários relatam instabilidade no buscador; problema foi resolvido

Imagem mostra página do Google - Reprodução
Imagem mostra página do Google Imagem: Reprodução

De Tilt, em São Paulo

08/08/2022 23h10Atualizada em 09/08/2022 06h19

Internautas relataram ontem (8) instabilidade com o buscador do Google (google.com) em alguns países e no navegador Chrome. O pico de reclamações aconteceu às 22h41 (horário de Brasília), segundo o site de monitoramento DownDetector.

De acordo com usuários, ao tentar acessar a página de buscas, uma mensagem de erro 500 era exibida —o erro 500 indica uma dificuldade de processamento do servidor, a partir de uma incompatibilidade ou configuração incorreta.

A reportagem de Tilt, do UOL, entrou em contato com o Google Brasil e, por meio de nota, a plataforma informou que se tratou de um "problema de atualização de software que afetou a Busca e o Google Maps por um curto período" e lamentou a falha.

"Trabalhamos rapidamente para resolver o problema e nossos serviços estão funcionando novamente", disse o comunicado, enviado durante a madrugada. A reportagem acessou na manhã de hoje (9) os dois recursos do Google e constatou que eles funcionam normalmente.

Mais de 40 mil pessoas apontaram problemas com o maior mecanismo de pesquisa em vários países, segundo o DownDetector, que rastreia interrupções coletando relatórios de status de várias fontes, incluindo erros enviados por usuários em sua plataforma.

Nas redes sociais, internautas comentaram a página fora do ar. "O Google caiu, meu conhecimento automaticamente foi completamente zerado", disse um deles, em tom de bom humor. "Eu usando o Twitter como mecanismo de busca para verificar se o Google está fora do ar", escreveu outro.

Quando há problemas desse tipo e os usuários encontram dificuldades, o Bing, da Microsoft, e o Yahoo! são alguns dos buscadores alternativos ao Google.