Topo

Tinder agora tem 'modo trabalho' para esconder uso do app no expediente

"Modo Trabalho", do Tinder, é um botão de emergência para disfarçar uso do app no trabalho Imagem: Getty Images

De Tilt, em São Paulo

06/08/2022 11h56

Quer usar o Tinder durante o trabalho? O app agora conta com uma nova opção que permite esconder o uso do app durante o expediente no computador. Ao ativar o "modo trabalho", uma espécie de botão de emergência com ícone de uma mala executiva, a tela do app no navegador se transforma rapidamente em um relatório com gráficos.

A ideia é tentar disfarçar o uso do app de eventuais colegas que passarem atrás de você. No entanto, não custa lembrar que o uso exige cuidados, dado que empresas costumam ter mecanismos para monitorar o que é feito por funcionários na estação de trabalho.

Como funciona

Além da versão para celular, desde 2017 o Tinder conta com uma versão para desktop. Dessa forma, é possível se logar por um navegador e deslizar para a esquerda (reprovando) ou direita (aprovando) para as pessoas cadastradas no app de relacionamentos.

Botão do "modo trabalho", do Tinder, é representado pelo ícone de uma mala Imagem: Reprodução

No entanto, com as empresas flexibilizando o expediente — fazendo com que funcionários voltem ao escritório —, o Tinder quis criar um modo discreto para que os interessados continuem utilizando a aplicação.

Em pesquisa global, o Tinder diz ter descoberto que:

  • quase um terço (30%) usou o app durante reuniões;
  • quase metade (47%) prefere dar match e conversar com outras pessoas no horário comercial em vez do pessoal;

O curioso é que ao ativar o "modo trabalho" do Tinder, é exibido literalmente um relatório cheio de "lero lero". Você pode conferir abaixo, mas há uma suposta "agenda da reunião", uma "analise estatística" e uma tabela com o "resumo da reunião":

Ao acionar "modo trabalho" do Tinder, app no navegador mostra relatório para enganar quem passa por perto Imagem: Divulgação

Uso exige cuidados

Ainda que o "modo trabalho" do Tinder prometa discrição, ela é apenas superficial - serve basicamente para evitar que alguém que esteja passando por você saiba que você está navegando na versão web do app, e não trabalhado.

Com parte do trabalho sendo feita de casa, muitas empresas contam com os chamados "bosswares", softwares que monitoram funcionários de forma quase imperceptível - ainda mais em computadores da própria companhia.

Em entrevista ao UOL Economia, a advogada Antilia Reis diz que é permitido que empresas monitorem funcionários no Brasil desde que esteja detalhado no contrato como isto é feito.

Então, caso você queira usar o Tinder em seu horário de trabalho é por sua conta e risco. Talvez você consiga enganar quem está passando próximo a você, mas não a equipe de tecnologia da informação da sua companhia.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Tinder agora tem 'modo trabalho' para esconder uso do app no expediente - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Redes sociais