Topo

Quem é Shaun, o 'carneiro' que participará da missão que marca volta à Lua

Personagem Shaun com roupa de astronauta Imagem: ESA/Aardman

De Tilt*, em São Paulo

06/08/2022 17h21Atualizada em 09/08/2022 23h01

A Nasa está preparando o primeiro de três vôos da missão Artemis, que marca a volta de humanos à Lua. Nesta semana, foi definido um dos "tripulantes" da empreitada, e ele não é uma pessoa, mas Shaun, o Carneiro - uma pelúcia que irá acompanhar a cápsula não-tripulada Orion, esperada para ser lançada em 29 de agosto.

Shaun é um carneiro de uma série europeia de massinha de mesmo nome, e o anúncio de sua participação na missão foi feito pela ESA (Agência Espacial Europeia), que criou um módulo de serviço para a missão Artemis I. No Brasil, a animação do carneiro foi transmitida pela TV Cultura, de São Paulo, além de estar disponível em plataformas de streaming.

"Embora possa ser um pequeno passo para a humanidade, é um grande passo para os carneiros", disse David Parker, diretor de exploração robótica e humana da ESA, em um comunicado bem-humorado da agência. Parker faz alusão à frase do astronauta norte-americano Neil Armstrong ao pisar na Lua em 1969.

Brincadeiras à parte, é comum que agências espaciais utilizem itens da cultura popular para tentar aproximar o público dessas missões. No caso de Shaun, a escolha da pelúcia tem relação com o aniversário de 15 anos da série de TV, celebrado neste ano.

Shaun, o Carneiro em um voo experimental em 2019 para ver como ele se porta na microgravidade Imagem: ESA/Aardman

Além do Shaun, é esperado que uma pelúcia do Snoopy e quatro personagens de Lego participem da missão. A ideia é que eles sirvam de indicador de gravidade zero na aeronave para os cientistas que acompanham a missão da Terra.

Missão Artemis I

A Missão Artemis I não contará com humanos. A cápsula Orion, da Nasa, será lançada pelo foguete SLS, considerado o mais poderoso do mundo.

A cápsula orbitará a Lua por algumas semanas, para testar tecnologias, hardwares e sistemas. Depois ela voltará à Terra, para que os cientistas consigam se assegurar que ela pode pousar em segurança no oceano, preservando futuros tripulantes humanos.

Para testar o impacto, a agência espacial dos EUA incluirá também um boneco para entender com detalhes como será a volta da missão.

Próximos passos

Se tudo der certo, haverá a missão Artemis II, prevista para 2024. Nela, deve ter tripulantes humanos que farão o mesmo trajeto da Artemis 1.

Por fim, em 2025, deve ter a missão Artemis III, cujo objetivo é "alunissar" (aterrissar na Lua) o primeiro homem negro e a primeira mulher na Lua.

*Com reportagem de Marcella Duarte

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Quem é Shaun, o 'carneiro' que participará da missão que marca volta à Lua - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Curiosidades de Ciências