Topo

Dentes brancos para todos? China cria hidrogel 94% eficaz na limpeza bucal

Testado em manchas de café e chá, composto deixou dentes mais brancos sem danos ao esmalte - Getty Images
Testado em manchas de café e chá, composto deixou dentes mais brancos sem danos ao esmalte Imagem: Getty Images

Do Tilt, em São Paulo

05/08/2022 14h37Atualizada em 05/08/2022 14h37

Pesquisadores da Universidade de Nanchang, na China, anunciaram a criação de um hidrogel que poderia mudar os parâmetros da higiene bucal. A promessa do produto é que a substância seja capaz de eliminar até 94% das bactérias formadoras de cáries e ainda ter capacidade de clarear os dentes do usuário. O estudo foi publicado na Sociedade Americana de Química e Materiais e Interfaces Aplicadas.

Segundo os pesquisadores, os atuais cremes dentais removem apenas manchas superficiais, e os tratamentos de clareamento podem prejudicar o esmalte, levando a cáries e descoloração.

Inicialmente, os envolvidos na pesquisa modificaram nanopartículas de dióxido de titânio para um tratamento de clareamento dental menos destrutivo, mas esse método exigia luz azul de alta intensidade, que pode danificar a pele e os olhos de uma pessoa. Para isso, era necessário encontrar um material ativado por luz verde, alternativa mais segura.

Eles então misturaram nanopartículas de oxicloreto de bismuto, nanopartículas de óxido de cobre e alginato de sódio em uma mistura espessa. Os pesquisadores identificaram que essa substância aderiu fortemente à arcada dentária e, em seguida, foi ativada pela luz verde. Por fim, ela é retirada dos dentes.

Pesquisadores usaram camundongos que tiveram a boca "suja" com bactérias formadoras de cáries - Reprodução/Youtube - Reprodução/Youtube
Pesquisadores usaram camundongos que tiveram a boca "suja" com bactérias formadoras de cáries
Imagem: Reprodução/Youtube

Após esse processo, o hidrogel foi testado em dentes manchados por alimentos e líquidos que deixam "marcas", como café, suco e chá. Com o produto testado e colocado, foi possível averiguar que os dentes ficaram mais brancos e não houve danos ao esmalte.

Nos testes, a equipe usou camundongos cujas bocas foram "sujas" com bactérias formadoras de cáries. O hidrogel impediu a formação de cavidades moderadas e profundas na superfície dos dentes dos roedores.