Topo

Como recuperar sua conta no Instagram

Perdeu acesso ao seu perfil no Instagram? Siga as dicas para recuperar - Getty Images
Perdeu acesso ao seu perfil no Instagram? Siga as dicas para recuperar Imagem: Getty Images

Cláudio Gabriel

Colaboração para Tilt, no Rio de Janeiro

03/08/2022 04h00

Você perdeu o acesso ao seu perfil no Instagram ou conhece alguém que esteja passando por isso? O problema pode ocorrer após um ataque de cibercriminosos, pelo esquecimento da senha ou até após uma suspensão determinada pela própria rede social.

Confira a seguir como recuperar a conta no Instagram em cada um dos casos.

1. Perfil desativado

O Instagram pode desativar uma conta sem aviso prévio caso o usuário tenha desrespeitado as Diretrizes da Comunidade ou Termos de Uso.

Caso ache que a sua conta foi desativada por engano, é possível recorrer.

  • Abra o aplicativo e insira o seu nome de usuário e senha
Login Como recuperar sua conta no Instagram  - Reprodução/Tilt - Reprodução/Tilt
Imagem: Reprodução/Tilt
  • Uma mensagem da empresa será exibida. Siga as orientações destacadas na tela.
Recuperar acesso - Como recuperar sua conta no Instagram - Reprodução/Tilt - Reprodução/Tilt
Imagem: Reprodução/Tilt

"Se você não encontrar uma mensagem informando sobre a desativação, talvez esteja enfrentando um problema com o login", lembra a empresa em sua Central de Ajuda.

Segundo a plataforma, se sua conta tiver sido desativada por ter sido excluída, não será possível recuperá-la. E isso mesmo que não tenha sido você a pessoa que usou a senha para confirmar o ato. Neste caso, ainda será possível criar uma nova com o mesmo endereço de email usado anteriormente.

Sendo assim, tome muito cuidado com a segurança dos seus dados. E nunca use senhas fáceis de serem descobertas, como datas de aniversários de pessoas próximas e "123456".

2. Esqueci a senha

É o caso mais simples de ser resolvido. É possível redefinir pelo email, telefone ou conta no Facebook — atrelada no sistema do grupo Meta (dono das redes sociais).

Android

  • Na tela de login, toque em Obter ajuda para entrar sob Entrar.
  • Digite um nome de usuário, um email ou um telefone ou toque em Entrar com o Facebook.
  • Toque em Avançar e siga as instruções na tela.

iPhone

  • Na tela de login, toque em Esqueceu a senha? sob Entrar.
  • Toque em Nome de usuário ou em Telefone.
  • Insira seu endereço de email, nome de usuário ou número de telefone e toque em Avançar.

3. Conta invadida

Golpes com foco no Instagram estão cada vez mais criativos. Uma das estratégias em alta no momento é bandidos invadirem contas para anunciar falsos produtos nos stories das vítimas. O objetivo é fazer os seguidores realizarem transferências bancárias para comprar esses itens — que nunca chegarão ao comprador.

Assim que os golpistas roubam o perfil, a pessoa dona da conta perde o acesso. Isso pode ocorrer após diferentes situações, como clicar em links maliciosos:

  • recebidos por DM (Direct Message, as mensagens privadas) do Instagram.
  • emails.
  • sites que parecem ser verdadeiros, mas não são.
  • WhatsApp etc.

Outro jeito de invasão — até mais simples — é se alguém conhecido tiver tido acesso à sua senha e tiver usado a informação indevidamente.

Independentemente dos casos, o Instagram recomenda que a vítima modifique os dados de login o mais rápido possível. Confira a seguir etapas de recuperação da conta recomendadas pela rede social.

  • Verifique se há uma mensagem do Instagram no seu email

Vá na caixa do email cadastrado na rede social e veja se existe uma mensagem com o remetente security@mail.instagram.com informando que o endereço de email foi alterado.

"Você poderá desfazer a ação usando a opção reverter essa alteração na mensagem do email", explica a empresa em sua Central de Ajuda.

  • Peça um link para fazer novo login

Caso outros dados tenham sido alterados indevidamente — como senha — e o passo anterior não tiver funcionado, tente solicitar um link de login ou um código de segurança ao Instagram. Isso ajudará a rede social a confirmar que você é você mesmo.

Envio de email - Como recuperar sua conta no Instagram - Reprodução/Tilt - Reprodução/Tilt
Imagem: Reprodução/Tilt
  • Na tela de login da plataforma, vá em Obter ajuda para entrar (Android) ou Esqueceu a senha? (iPhone).
  • Insira o nome de usuário, endereço de email ou telefone associado à sua conta e toque em Avançar. Observação: se você não tiver acesso a nenhum desses dados, insira as informações de login que usou mais recentemente, toque em Não consegue redefinir sua senha? sob o botão Avançar e siga as instruções na tela.
  • Selecione o seu endereço de email ou telefone e toque em Avançar.
  • Clique no link de login em seu email ou SMS.

Siga as demais orientações na tela e aguarde.

Dependendo da situação, o Instagram pode pedir o envio de uma foto com um código de segurança para verificar a sua identidade e minimizar o risco de outras invasões.

Dica extra: aumente a segurança da sua conta

Assim como outras plataformas digitais, o Instagram oferece o recurso de segurança de autenticação de dois fatores. Ele é uma etapa a mais para proteger dados e a privacidade dos usuários. A recomendação é ativar imediatamente, caso não esteja habilitada.

"Se você tiver configurado a autenticação de dois fatores, irá receber uma notificação, deverá inserir um código de login especial ou confirmar a tentativa de acesso todas as vezes que alguém tentar acessar a sua conta de um dispositivo que não reconhecermos", resume a empresa.

  1. Abra o aplicativo do Instagram e entre no seu perfil.
  2. Toque na sua foto do perfil, no canto inferior direito.
  3. Vá em mais opções, no canto superior direito (símbolo de três linhas). Em seguida, clique em Configurações.
  4. Toque em Segurança e em Autenticação de dois fatores.
  5. Toque em Começar na parte inferior.
  6. Escolha o método de segurança que deseja adicionar e siga as instruções na tela: Códigos de login de um aplicativo de autenticação de terceiros ou Códigos por SMS.