Topo

Lixo espacial cai na Austrália e vira alvo de investigação. Será da SpaceX?

Lixo espacial foi encontrado por fazendeiros australianos - Brad Tucker/Divulgação
Lixo espacial foi encontrado por fazendeiros australianos Imagem: Brad Tucker/Divulgação

Colaboração para Tilt

02/08/2022 12h07

A ASA (Agência Espacial Australiana) investiga a queda de lixo espacial em uma fazenda no sul do estado de Nova Gales do Sul - onde fica Sydney e a capital do país, Camberra.

São três grandes pedaços que foram encontrados entre 14 e 25 de julho, segundo informações do site Mashable. Há a suspeita de que o material seja de uma aeronave da SpaceX, lançada em 2021.

A última peça encontrada tem quase três metros de altura e foi descoberta pelo criador de ovelhas Mick Miners. Ele contou à ABC News australiana que ficou perplexo com o achado. "Eu não sabia o que pensar, não tinha ideia do que era", disse ele.

Após a descoberta, ele ligou para o fazendeiro vizinho Jack Wallace, que também encontrou outros pedaços nas proximidades.

Depois de entrar em contato com a Autoridade de Segurança da Aviação Civil, Wallace disse que foi instruído a acionar a Nasa. "Sou um agricultor de Dalgety, o que vou dizer à Nasa?" questionou Wallace.

Agora, a Agência Espacial Australiana está trabalhando com os EUA para determinar exatamente o que são e a quem pertencem os objetos.

Brad Trucker, astrofísico da Universidade Nacional Australiana, acredita que os destroços sejam da SpaceX Dragon. Isso se deve pela análise da trajetória da espaçonave, que reentrou na atmosfera às 7h de 9 de julho.

Uma das peças pareceria ter um número de série. "É uma maneira muito fácil para a Space X confirmar isso, porque há um rótulo nele", disse Trucker para o The Guardian.

A cápsula SpaceX Dragon foi observada se partindo no céu da Austrália. Sua reentrada foi vista e ouvida por testemunhas de Camberra a Bendigo, com muitas fotos e vídeos compartilhadas nas redes sociais .

"Não ouvi o estrondo, mas minhas filhas disseram que foi muito alto. Se caísse na sua casa, faria uma bagunça infernal", disse Wallace para ABC News da Austrália.

A SpaceX ainda não confirmou a Tucker que os destroços pertenciam à Dragon.

Para o The Guardian, um porta-voz da ASA confirmou a descoberta do lixo espacial. "A agência está trabalhando ativamente para apoiar a identificação formal dos objetos e está em contato com nossos colegas nos EUA, bem como outros integrantes da comunidade e autoridades locais", disse o porta-voz.