Topo

Vídeo com invasão de formigas no Kindle viraliza; veja como resolver

GrashAlex/iStock
Imagem: GrashAlex/iStock

Felipe Oliveira

Colaboração para Tilt

01/08/2022 08h55

Renata Alves Frederico notou que, ao colocar seu Kindle para carregar, as páginas começaram a mudar sozinhas. Foi quando notou que o aparelho estava infestado de formigas — e gravou um TikTok que viralizou com mais de 8 milhões de visualizações.

Sim, eram as formigas que estavam passando as páginas. O trabalho para remover os insetos durou a tarde inteira, de acordo com a usuária. Confira no vídeo abaixo:

Outras pessoas começaram a relatar histórias parecidas:

Mas o que leva formigas a invadirem aparelhos eletrônicos? E o que fazer quando isso acontece?

Quentinho bom

O calor gerado pela energia elétrica dos aparelhos pode atrair os bichinhos.

"Você pode notar esse aquecimento quando usa o celular por muito tempo. As formigas preferem lugares levemente aquecidos para ficar, então equipamentos podem ser é um local bem apropriado", explica Marcos do Amaral, professor de engenharia elétrica na Universidade Presbiteriana Mackenzie de Campinas.

Mas por que elas saíram quando o Kindle foi ligado na tomada? "Quando carregamos um dispositivo, a temperatura sobe um pouco mais que na utilização", diz Amaral. "Possivelmente, o calor ficou que acima do tolerável."

No vídeo, Renata chega a usar inseticida comum para matar as remanescentes — uma péssima ideia.

"Produtos químicos podem interagir com o eletrônico e provocar algum tipo de dano. É melhor evitar", diz ele.

A melhor solução é a prevenção: manter o aparelho em um lugar protegido e controlar o aparecimento de formigas em outros pontos da casa.

Ajuda profissional

Porém, se as formigas já transformaram seu tablet ou celular no seu novo "lar", Amaral recomenda levá-lo até um técnico profissional, que irá abri-lo do modo correto e fazer a limpeza interna.

E é melhor não esperar muito tempo. "Os componentes eletrônicos são cobertos por resina de proteção, que as formigas podem danificar, expondo-os ao ar e à umidade. Isso pode queimar um aparelho", explica.

O que diz a Amazon?

No caso do Kindle, a fabricante Amazon "recomenda que os clientes sigam as instruções que constam no guia de usuário para melhor conservar seus dispositivos, entre elas evitar contato com alimentos [que podem atrair os insetos]", explicou a empresa, via assessoria de imprensa

"Os clientes também não devem usar seus dispositivos perto de pias ou lugares molhados (caso seu modelo não seja à prova d'água) e não devem deixá-los expostos a calor ou frio extremos", complementa o texto.

Além disso, a empresa destacou que clientes que compraram um produto por engano (como os e-books citados no Twitter) "podem cancelar em até sete dias, seguindo as etapas descritas neste link".