Topo

A Terra não é plana, mas o Universo pode ser?

Getty Images
Imagem: Getty Images

Colaboração para Tilt, em São Paulo

30/07/2022 04h00

Apesar de algumas teorias da conspiração sustentarem que a Terra seria plana, muitas pesquisas científicas e cálculos matemáticos chegaram ao mesmo resultado: o nosso planeta é esférico. Registros de satélites também provam isso. Mas qual seria a forma do Universo?

Nesse caso, as respostas são um pouco mais complicadas.

Se os filósofos gregos já apontavam para a possibilidade de a Terra ser esférica — o que pode ser comprovado pela primeira fotografia tirada do espaço em 1972 — até o início dos anos 2000 eram três as principais teorias a respeito do formato do Universo:

  • plano
  • fechado (como a superfície de uma bola)
  • aberto (como a sela de um cavalo)

A dúvida existia porque a partir da Terra não conseguimos fazer registros completos do Universo. Foi preciso então esperar o lançamento de satélites especializados, para conseguir fazer novas observações e encontrar as respostas.

As três hipóteses de formato do Universo: aberto, plano e esférico  - Nasa/Divulgação - Nasa/Divulgação
As três hipóteses de formato do Universo: aberto, plano e esférico
Imagem: Nasa/Divulgação

Em 2001, a Nasa (agência espacial dos Estados Unidos) enviou para o espaço a missão WMAP. E, no fim de 2012, ela apresentou seus resultados. Um dos mais importantes é que os pesquisadores conseguiram calcular a curvatura do Universo: 0,4%. Ou seja, o Universo seria plano.

"No passado, a gente conhecia menos sobre o Universo, por isso existiram várias teorias", diz Thaisa Storchi-Bergmann, astrofísica e professora do Instituto de Física da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

"Hoje sabemos que, se ele fosse bem curvo, poderíamos observar um objeto em diferentes épocas, o que não acontece", afirma a pesquisadora, que é membro da Academia Brasileira de Ciências.

Imagem feita pela Nasa mostra a radiação liberada após o Big Bang - Nasa/AP Photo - Nasa/AP Photo
Imagem feita pela Nasa mostra a radiação liberada após o Big Bang
Imagem: Nasa/AP Photo

"O que sabemos é que, se o Universo nasceu plano, ele vai continuar plano. E o modelo mais aceito é dos cientistas que mostraram que ele se comporta de acordo com as equações de Einstein", acrescenta a professora.

Se a teoria mais aceita atualmente é de que o universo é plano, seu formato exato ainda não tem uma resposta. E não há um limite conhecido, porque tem Universo além do que podemos ver, destaca pesquisadora da UFRGS.

Medir o formato é difícil porque, desde o Big Bang, que aconteceu há quase 14 bilhões de anos, o Universo está em um processo de expansão. Por isso, estima-se que sua distância seja de aproximadamente 46 bilhões de anos-luz.

Outro enigma que inquieta os cientistas é a composição do Universo.

Segundo o mapeamento da WMAP, 71,4% dele é formado de energia escura, 24% de matéria escura e 4,6% de átomos. Como os cientistas só sabem como estes últimos se comportam, 95% da Universo permanece como um grande mistério.

*Com texto de Marcelle Souza e atualização de matéria publicada em 2018.