TikTok vai lançar seu próprio Instagram? Registro de marca gera boatos
A ByteDance, empresa dona do TikTok, pode estar de olho na insatisfação dos usuários do concorrente Instagram. A empresa registrou nesta quarta-feira (27) uma nova marca para uma rede social focada em fotos do cotidiano e estilo de vida — familiar, não?
O app está registrado com o nome de "Kesong" — Croissant, em tradução livre — no Quichacha, banco de patentes de tecnologia chinês. Ainda não há informações oficiais de que a plataforma será uma concorrente direta do Instagram, mas a possibilidade está dando o que falar na internet.
Segundo o portal South China Morning Post, a previsão do aplicativo é de chegar ao mercado "no verão deste ano", o que pode equivaler ao último trimestre de 2022. O slogan anunciado para ele é "novos estilos de vida para jovens".
Outra informação ainda não relevada é se o lançamento será global ou apenas no mercado chinês — onde o Instagram e outros apps do Grupo Meta (também dono do Facebook e WhatsApp) estão sob censura desde 2014.
A ByteDance não emitiu nenhum comentário acerca do lançamento do aplicativo.
Dar o troco no Insta?
Não é a primeira vez que a ByteDance tenta emplacar um app com recursos parecidos ao do Instagram. Segundo o South China Morning Post, a empresa chinesa tentou popularizar duas versões próprias da rede social de selfies — o Xincao, em 2018, e o Xintu em 2019 — ambas sem sucesso.
O anúncio do registro da marca pela empresa chinesa surge diante de uma crise de popularidade enfrentada pelo Instagram. A rede social está recebendo reclamações de que tenta copiar o TikTok — uma das mudanças recentes é a priorização de vídeos no feed dos usuários no lugar de imagens estáticas.
Celebridades e usuários comuns estão reclamando há semanas. Recentemente, um post com a frase "Façam o Instagram Instagram novamente. (pare de tentar ser o TikTok, eu só quero ver fotos fofas dos meus amigos)", viralizou na internet. A crítica foi endossada por influencers como Kylie Jenner, a segunda pessoa com mais seguidores do Instagram, e sua irmã Kim Kardashian, a sétima mais seguida da rede.
Será preciso ficar de olho se esse possível app da ByteDance conseguirá vingar no próprio país de origem: atualmente, o "Instagram" da China é o XiaoHongShu, conhecido como "Little Red Book" ("livrinho vermelho" em tradução livre).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.