Topo

5G chegará em João Pessoa, Porto Alegre e BH; veja quais serão as próximas

Anatel começa a liberar 5G em Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e João Pessoa (PB) - James Yarema/Unsplash
Anatel começa a liberar 5G em Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e João Pessoa (PB) Imagem: James Yarema/Unsplash

De Tilt, em São Paulo

27/07/2022 10h35Atualizada em 28/07/2022 12h57

Mais três capitais devem começar a ter redes 5G nesta sexta-feira (29). A Anatel liberou nesta quarta-feira (27) o uso da nova tecnologia em Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e João Pessoa (PB). Além de Brasília, agora o país terá quatro cidades com a nova geração de tecnologia móvel.

Até o fim de setembro as principais capitais devem começar a ter o 5G. As próximas, onde já tem havido testes de redução de interferência, são Curitiba (PR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Goiânia (GO).

A escolha das três cidades (Porto Alegre, João Pessoa e Belo Horizonte), segundo a Anatel, atendeu a critérios técnicos. Mais especificamente, essas cidades receberam primeiro filtros da faixa de 3,5 GHz — "as avenidas do céu" por onde passam o sinal da nova tecnologia.

De forma concreta, essas cidades já instalaram filtros para reduzir a interferência do 5G. A partir do momento que se começa a liberar a nova tecnologia, ela começa a gerar interferência na TV parabólica. Pessoas cadastradas no CadUnico receberão um kit para continuar tendo acesso à TV, que será transmitida na banda KU (14,0 a 14,5 GHz).

Das três grandes operadoras, apenas a Claro confirmou para a reportagem que disponibilizará 5G a partir desta sexta-feira nas três novas cidades: Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e João Pessoa (PB). Por enquanto, a companhia diz que serão atendidos os seguintes bairros:

  • Belo Horizonte: Savassi, Lourdes, Santo Agostinho, Boa Viagem, Ouro Preto, Bandeirantes, São Bento, Barragem Santa Lúcia, Minaslândia, Alípio de Melo, Manacás, Providência, São Gonçalo, São Bernardo, Heliópolis, Paraíso e Hospital da Baleia;
  • Porto Alegre: Higienópolis, Moinhos de Vento, Jardim Europa, Boa Vista, Mont'Serrat, Auxiliadora, Bela Vista, Petrópolis, Três Figueiras, Rio Branco, Tristeza e Vila Assunção.

A tecnologia 5G deve aumentar consideravelmente a velocidade de internet, permitindo a conexão na casa dos gigabits por segundo, permitindo baixar filmes em questão de minutos. Além disso, a tecnologia oferece latência baixíssima, possibilitando um menor tempo de resposta entre a execução de um comando e sua ação - algo que deve ser importante, por exemplo, para quem joga online.