Topo

Cansado de papel? Guarde comprovante de vacinação de covid-19 no celular

Google e Apple contam com carteira digital no celular que permite guardar certificado de vacinação de covid-19 Imagem: iStock/Getty Images

De Tilt, em São Paulo

24/07/2022 09h41

Para viajar ou entrar em determinados lugares, é necessário mostrar um comprovante de vacinação de covid-19. A boa notícia é que há formas de levar de forma fácil o documento de forma digital no seu celular, seja ele Android ou iOS (iPhone).

Os dois sistemas operacionais contam com uma carteira virtual (Carteira do Google e Carteira da Apple, respectivamente) que guarda o comprovante de vacinação, e é facilmente verificável por terceiros por meio do escaneamento de um código QR. Assim, dá para facilmente mostrar que você está vacinado, sem precisar ficar carregando um pedaço de papel por aí ou fazendo login constantemente em algum tipo de aplicativo.

Antes de explicar o passo a passo, é necessário ter instalado no seu smartphone o app Conecte SUS (disponível para Android e iOS), do Ministério da Saúde, e ter um login válido no aplicativo.

Comprovante de vacinação de covid-19 na Carteira do Google (Android)

  1. Abra e faça login no app ConecteSUS em seu telefone e toque no ícone de carteira, que fica centralizado na parte de baixo da tela.
  2. Toque na opção Certificação de Vacina COVID-19
  3. Aparecerão seus dados e o botão Salvar no smartphone (toque nele)
  4. Na sequência, o certificado de vacina vai começar a aparecer no app Carteira do Google, mostrando inclusive quais doses você tomou e a data
  5. Para acessar o certificado de vacinação, basta entrar no app Carteira do Google e usar biometria ou código de desbloqueio para acessá-lo. Com o certificado aberto é possível, ainda, criar um atalho na sua tela inicial para ele.
Imagem: Reprodução

Comprovante de vacinação de covid-19 na Carteira da Apple (iPhone)

  1. Abra e faça login no app ConecteSUS em seu telefone e toque no ícone de carteira, que fica centralizado na parte de baixo da tela;
  2. Toque na opção Certificação de Vacina COVID-19;
  3. Aparecerão seus dados e o botão Adicionar à Carteira da Apple (toque nele);
  4. Na sequência, o certificado de vacina irá para a Carteira da Apple - diferente do Google, só são exibidos seus dados e o código QR, não há detalhes sobre as doses tomadas;
  5. Para exibir o certificado de vacinação, basta abrir a Carteira da Apple (que é padrão do iOS, então está instalado em todos os iPhones).
Imagem: Reprodução

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cansado de papel? Guarde comprovante de vacinação de covid-19 no celular - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade