Topo

Telescópio James Webb pode ter encontrado galáxia mais antiga já observada

WikiImages/ Pixabay
Imagem: WikiImages/ Pixabay

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt*, em São Paulo

21/07/2022 15h36Atualizada em 19/09/2022 18h08

Em apenas uma semana de trabalho "pra valer", o Telescópio Espacial James Webb pode ter conseguido um recorde: registrar a galáxia mais antiga e distante que se tem conhecimento aqui da Terra.

Trata-se da GLASS-z13, que possui cerca de 13,5 bilhões de anos, remetendo aos primórdios do Universo. Segundo os cientistas, a mancha vermelha (confira a seguir) capturada pelo observatório é um grupo giratório de estrelas, gás e poeira, unidos pela gravidade, que se formou "apenas" 300 milhões de anos após o Big Bang.

Uma equipe internacional de 25 pesquisadores, ligados à Universidade de Harvard e ao Centro Smithsonian de Astrofísica (EUA), compartilharam suas descobertas em dois artigos, ainda em fase de revisão dos pares, no repositório científico arXiv. Se os dados forem confirmados por outros pesquisadores, o James Webb terá quebrado um recorde de descobertas do tipo.

O que rolou

De acordo com os estudos, a galáxia foi detectada graças a capacidade do telescópio de analisar o passado usando luz infravermelha, uma onda que não pode ser percebida pelos nossos olhos — o JW funciona como uma máquina do tempo.

Luz da galáxia GLASS-z13 levou 13,5 bilhões de anos para chegar até nós - Naidu et al, P. Oesch, T. Treu, GLASS-JWST, NASA/CSA/ESA/STScI - Naidu et al, P. Oesch, T. Treu, GLASS-JWST, NASA/CSA/ESA/STScI
Luz da galáxia GLASS-z13 levou 13,5 bilhões de anos para chegar até nós
Imagem: Naidu et al, P. Oesch, T. Treu, GLASS-JWST, NASA/CSA/ESA/STScI

Hoje, devido a expansão do Universo, ela já deve estar a uma distância de 33 bilhões de anos-luz da Terra.

Atualmente, a galáxia mais antiga já observada é a GN-Z11, descoberta pelo Telescópio Espacial Hubble em 2015, com 13,4 bilhões de anos — tempo que a luz demora para atingir o aparelho.

"Com o advento do James Webb, agora temos uma visão sem precedentes do Universo, graças ao instrumento NIRCam [Near Infrared Camera, ou "câmera de infravermelho próximo"], extremamente sensível", explicam os autores dos estudos.

Os pesquisadores também afirmam ter descoberto uma segunda galáxia, GLASS-z11, com aproximadamente a mesma idade. Cada uma delas tem massa equivalente a um bilhão de sóis, mas são relativamente pequenas em comparação à nossa Via Láctea, que tem 100.000 anos-luz de diâmetro.

GLASS-z13 mede aproximadamente 1.600 anos-luz e, GLASS z-11, 2.300.

Amostra do James Webb

Os registros das galáxias são apenas uma amostra do potencial do novo telescópio, que foi lançado no dia de Natal de 2021 e iniciou suas operações científicas oficialmente na semana passada, quando foram divulgadas as primeiras imagens feitas por ele de nebulosas e exoplanetas.

Seus instrumentos podem enxergar galáxias ainda mais antigas e distantes do que estas, ajudando os astrônomos a desvendar os mistérios da formação do universo.

*Com informações dos sites Insider e New Scientist