Topo

Jovelina Pérola Negra: saiba quem é a brasileira destaque do Google hoje

Jovelina Pérola Negra nasceu no Rio de Janeiro - Reprodução/Google
Jovelina Pérola Negra nasceu no Rio de Janeiro Imagem: Reprodução/Google

Felipe Mendes

Colaboração para Tilt, em São Paulo

21/07/2022 10h52Atualizada em 22/07/2022 11h27

O Google comemora hoje em sua página de busca os 78 anos da cantora e compositora Jovelina Pérola Negra, mulher negra que revolucionou o samba no país com canções como "Bagaço da Laranja", "Feirinha da Pavuna", "Caxambu", "Luz do Repente" e "Sorriso Aberto".

No Doodle, ilustração feita para datas comemorativas do Google, Jovelina aparece cantando com um microfone em suas mãos. A inspiração da arte veio do samba de quintal, das músicas ouvidas nas esquinas da periferia do Rio de Janeiro e alegria do subúrbio carioca, afirmou a artista La Minna.

Durante a carreira, Jovelina gravou com artistas como Zeca Pagodinho, foi homenageada por Alcione e se apresentou em diversos países como Angola, França e Japão.

Quem é Jovelina Pérola Negra

Nascida no Rio de Janeiro, Jovelina Faria Belford (nome de nascimento) trabalhou como empregada doméstica até os 40 anos, quando um produtor local descobriu seu talento em um pagode.

Antes da fama, Jovelina gostava de passar o tempo livre na Império Serrano, escola de Samba nove vezes campeã do Carnaval do Rio de Janeiro. No local, ela cantava regularmente em rodas de samba e pagode.

O nome artístico "Pérola Negra" veio como sugestão de um amigo de Belford Roxo, município da Baixada Fluminense, que quis destacar a voz e estilo da cantora.

O primeiro álbum musical que participou foi o "Raça Brasileira", gravado junto com outros artistas — ela fez parte de três faixas. Os cantores interpretaram o subgênero do samba chamado Partido Alto, um estilo que oferece improvisação vocal e oportunidades de canto para o público.

A participação de artista foi um sucesso e ela foi contratada pela gravadora RGE, para que pudesse fazer seu primeiro álbum solo. Autointitulado Jovelina Pérola Negra, o álbum foi lançado em 1985 e foi sucesso total.

Jovelina Pérola Negra - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Os destaques foram os arranjos das músicas, que apoiaram seu forte e característico vocal, chamando a atenção de todos os amantes do samba.

Após o primeiro disco solo, a cantora lançou outros quatro álbuns e passou por diferentes gêneros, como o samba-canção, ganhando um Disco de Platina.

Jovelina Pérola Negra faleceu no dia 2 de novembro de 1998, aos 54 anos, após um ataque cardíaco.

A artista é até hoje aclamada como um dos grandes nomes do samba, sendo homenageada em 2012 com o show "Viva Jovelina - Pérola Negra do Samba".

Em 2016, o Ministério da Cultura do Brasil concedeu a Ordem do Mérito Cultura à artista. O último álbum póstumo da cantora foi lançado pela Som Livre em 2017, com o título "Jovelina Pérola Negra Duetos - É Isso Que Eu Mereço".