Topo

Chegou um áudio... e é muito longo! Qual a etiqueta para mensagens de voz?

Lucas Carvalho/Tilt
Imagem: Lucas Carvalho/Tilt

Letícia Marques

Colaboração para Tilt

18/07/2022 15h54

"Chegou um áudio" está entre os trending topics do Twitter desta segunda (18), mas não tem nada a ver com tecnologia. Esse é o título de uma das músicas da dupla Israel e Rodolffo, que voltou a bombar graças a uma ação viral coordenada dos fãs.

Para muita gente, porém, "chegar um áudio" não é um motivo de emoção, como na canção, e sim de raiva. O formato é polêmico: tem quem mande mensagens muito longas, várias seguidas, ou várias que ficam enrolando sem ir direto ao ponto. Afinal, qual é a etiqueta correta?

"O bom senso sempre será a medida certa para tudo. Deve-se sempre procurar saber qual é a receptividade, o perfil, a intimidade e se o assunto é pertinente", comenta Gilka Ferreira, consultora de imagem e comportamento e mentora de etiqueta social.

O recomendável é sempre dar preferência à mensagem escrita. Além disso, evite áudio se você não sabe se o outro usuário está disposto a ouvi-lo.

"Algumas pessoas gostam muito de áudios, outras nem tanto. Então, precisamos estar atentos aos comportamentos individuais delas", diz Ferreira.

Pode dar problema no trabalho

Esse tipo de arquivo requer tempo, atenção e, dependendo do assunto tratado, privacidade, o que pode ser um problema em ambientes abertos ou corporativos, por exemplo.

"O 'dress code' de uma empresa que vai muito além de um código de vestimenta. É também uma responsabilidade de comportamento. E no mundo corporativo, não há tempo para podcasts" afirma a consultora.

Por falar em podcast, qual é a duração máxima para um áudio apropriado? Para Ferreira, o ideal é, no máximo, três minutos. E, no máximo, só dois áudios seguidos. "É estratégico dividir os assuntos e torná-los objetivos. Isso evita áudios longos", conclui.

Ouvir em velocidade rápida pode?

O recurso de acelerar o áudio, que foi lançado ano passado pelo grupo Meta para o WhatsApp, facilitou a vida de quem não é fã desse tipo de conversa.

Mas, para Ferreira, esse hábito também pode trazer problemas.

"Para quem não quer esperar, facilitou muito. Mas, acredite, a escuta é o maior problema da comunicação. As pessoas não ouvem mais, elas apenas aceleram o processo da escuta. Muitas vezes é aí que mora o problema", completa a especialista.

Outra preocupação de quem envia é que os arquivos de áudio ocupam memória do aparelho. Cada áudio de um minuto equivale a 360 KB. Ou seja, 30 minutos de áudios durante uma conversa podem consumir 10,5 MB do armazenamento.

Para quem recebe, o ideal é evitar que os áudios baixem automaticamente. Assim, você escuta somente o que considerar conveniente. O procedimento é:

  • Clique nos três pontinhos no canto superior direito
  • Vá em Configurações
  • Entre em Armazenamento e Dados
  • Na área Download Automático de Mídia, você pode selecionar quais ele vai baixar automático ou não em cada situação: usando dados móveis, usando wi-fi ou em roaming
  • Clique em cada uma delas e desabilite a caixinha áudio