Topo

Carinha brava? Apaixonada? Que nada: este foi eleito o emoji de 2022

E aí? Seu 2022 também te deixou assim? - Reprodução/Emojipedia
E aí? Seu 2022 também te deixou assim? Imagem: Reprodução/Emojipedia

Barabra Mannara

Colaboração para Tilt

18/07/2022 14h25

Para comemorar o Dia Mundial do Emoji, internautas escolheram o símbolo divertido que representa melhor o ano de 2022. E o grande vencedor foi a carinha derretendo.

A enquete integrou o World Emoji Awards, prêmio organizado pela Emojipedia que elege os principais símbolos utilizados na internet. O resultado foi divulgado no último domingo (17) e a disputa aconteceu por meio de uma thread no Twitter.

A competição teve início no último dia 5. Entraram no páreo 16 emojis selecionados pelos internautas na primeira etapa. Dentre eles estavam a carinha de palhaço, bandeira da Ucrânia, coração flamejante e até uma lata de lixo.

Na reta final, concorreram como os dois mais votados a carinha lacrimejante e o rosto sorridente amarelo derretido em uma poça. Ele venceu com 54,9% dos votos.

Vale lembrar que ele é bem recente mas em pouco tempo já ganhou o coração dos usuários. O símbolo foi aprovado como parte do Unicode 14.0 e adicionado ao Emoji 14.0 em 2021. Está disponível para iOS 15.4, Android 12L, Twitter e Facebook, com previsão para mais plataformas em breve.

Segundo o site Emojipedia, ele foi criado para representar o calor extremo. Mas também pode ter significado metafórico para falar sobre constrangimento, vergonha ou uma "sensação de pavor que afunda lentamente".

Emoji mais usado em 2022

A "carinha segurando o choro" também ganhou uma medalha de ouro. Apesar de ter sido derrotada na final da votação popular do Twitter, venceu como o emoji mais usado em 2022.

A análise foi feita nas principais plataformas desde setembro de 2021 e levantados mais 463 milhões de tuítes. O emoji também é bem recente, e foi adicionado ao catálogo em setembro passado.

Em segundo lugar do ranking geral ficou o "Mãos de coração", em terceiro a já citada "carinha derretendo", em quarto o "rosto com olho espreitando" e, em quinto, o "rosto de saudação".