Topo

Lua e Saturno juntinhos: como ver a conjunção que acontece nesta sexta (15)

Lua e Saturno em detalhes - Cédric Allier/Flickr
Lua e Saturno em detalhes Imagem: Cédric Allier/Flickr

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt, em São Paulo

15/07/2022 04h00

Na noite desta sexta-feira (15), um belo espetáculo celeste poderá ser apreciado: a conjunção entre a Lua e Saturno. Ela será visível a olho nu, de qualquer parte do Brasil — basta um céu sem muitas nuvens.

Como observar?

A Lua, ainda bem cheia (com 90% de iluminação), ganhará a companhia do planeta dos anéis a partir das 20h, quando ambos despontam no horizonte leste (mesma direção onde nasce o Sol).

Saturno surgirá logo acima e à esquerda da Lua, parecendo uma estrela dourada de brilho fixo. O melhor horário para observação é após as 21h30, quando estarão mais altos no céu. O par seguirá junto durante toda a noite.

Com telescópios, binóculos, ou mesmo uma câmera com teleobjetiva (lente zoom), é possível ver mais detalhes, como as crateras da Lua e os anéis de Saturno.

Aproveite a madrugada para ver outros planetas: às 23h30 nasce Júpiter e, 1h30, Marte, alinhados com a Lua.

lua saturno - Stellarium - Stellarium
Céu de São Paulo às 21h30 do dia 15/7; Lua e Saturno estarão a Leste
Imagem: Stellarium

O que é conjunção?

Conjunção é o termo astronômico para quando dois ou mais corpos celestes (planetas, Lua, Sol) surgem próximos entre si na nossa vista do céu. Essa proximidade é aparente devido às órbitas em relação a um determinado ponto de vista — no caso, o da Terra.

Não quer dizer que eles estejam de fato perto; continuam separados por milhões de quilômetros no espaço. Por exemplo, um eclipse solar é, tecnicamente, uma conjunção entre a Lua e o Sol.

As conjunções mais comuns e apreciadas são aquelas entre a Lua e os planetas mais brilhantes (Vênus, Mercúrio, Marte, Júpiter e Saturno). Ela pode até compor um triângulo ou linha reta com dois ou mais planetas — como o espetáculo que vimos no mês passado.

Na semana que vem, teremos mais duas belas conjunções visíveis:

Madrugada de 18 para 19 de julho: Lua e Júpiter

O segundo planeta mais brilhante (depois de Vênus) vai fazer ainda mais bonito: dar um "beijo" no nosso satélite.

A partir da meia-noite será possível ver Júpiter bem coladinho, acima e à esquerda da Lua.

Madrugada de 20 para 21 de julho: Lua e Marte

A Lua minguante poderá ser vista próxima do planeta vermelho. A partir das 2h da madrugada, o vizinho Marte estará logo abaixo de nosso satélite, como uma estrela avermelhada. Eles são, de fato, os dois corpos mais próximos do Sistema Solar.