Topo

Você sempre usou esse emoji do jeito errado. Agora lançaram o certo

Ellen Alves

Colaboração para Tilt

13/07/2022 14h37

Seria de se imaginar que, em um país com uma ampla população religiosa, o emoji de "mãozinhas rezando" seria muito utilizado. Mas muitos brasileiros usam a imagem do jeito errado: como se fossem duas mãos (de pessoas diferentes) se encontrando, num cumprimento tipo "toca aqui" (ou "high five", como chamam os americanos).

A confusão agora vai acabar. Um novo conjunto de 31 emojis foi anunciado pelo Consórcio Unicode - organização que padroniza os códigos de emojis em todo mundo. E entre eles, agora sim, haverá um "toca aqui".

As novas figuras serão liberadas para o sistema iOS e Android em setembro, com a atualização Unicode 15.0

Novos emojis incluídos no pacote Emoji 15.0, incluindo "rosto trêmulo" e gesto de "toca aqui" ("high five") - Divulgação/Emojipedia - Divulgação/Emojipedia
Novos emojis incluídos no pacote Emoji 15.0, incluindo "rosto trêmulo" e gesto de "toca aqui" ("high five")
Imagem: Divulgação/Emojipedia

O conjunto emoji 15.0. incluirá coração em novas cores, como rosa, azul claro e cinza; instrumentos como chocalho e flauta; alimentos como gengibre e ervilha; o símbolo de wi-fi; e a expressão de "rosto trêmulo", sugerida para representar confusão.

A lista de animais também cresceu, com ganso, alce, burro, corvo e até água-viva. Alimentos também estão incluídos na atualização.

Este é o menor grupo de desenhos sugeridos pela Unicode nos últimos anos. Em 2021 foram 112 recomendações, enquanto em 2020 foram 334.