Topo

Fim da magia? Apple encerra acordo com guru do design de Steve Jobs

Jony Ive (à esq.) e Tim Cook, CEO da Apple, durante evento de lançamento do iPhone XR, em 2018 ; Ive era considerado espécie de "guru" do design da Apple - Divulgação/Apple
Jony Ive (à esq.) e Tim Cook, CEO da Apple, durante evento de lançamento do iPhone XR, em 2018 ; Ive era considerado espécie de "guru" do design da Apple Imagem: Divulgação/Apple

De Tilt*, em São Paulo

13/07/2022 10h31

A Apple terminou um acordo com o ex-chefe de design da empresa, Jony Ive, considerado como uma espécie de guru de Steve Jobs. A notícia foi dada pelo jornal New York Times nesta terça-feira (12).

O designer deixou de ser funcionário da Apple em 2019. Na ocasião, a empresa disse que, apesar do desligamento, o designer continuaria a prestar serviço para eles por meio de sua empresa de consultoria LoveFrom.

Citando fontes, o jornal norte-americano informa que o contrato com a companhia de Ive expirou e, em negociação, as partes envolvidas decidiram não renová-lo.

Ive teve grande importância na Apple. Em seu tempo como chefe de design da empresa, ele foi responsável pelo desenvolvimento de produtos como o iPod, iPhone, os computadores coloridos iMac, Apple Watch, entre outros.

No livro "After Steve" (ainda indisponível no Brasil), o jornalista norte-americano Tripp Mickle argumenta que após a morte de Steve Jobs e a saída de Jony Ive a Apple perdeu "sua alma", apesar de continuar sendo uma empresa altamente lucrativa, que já atingiu US$ 2 trilhões de valor de mercado.

"Steve Jobs dizia que ele [Jony Ive] era um parceiro espiritual e uma alma gêmea criativa. Então, em essência, ele era a alma da Apple, e saiu em 2019", disse Mickle em entrevista recente a Tilt.

Com informações da Reuters e reportagem de Lucas Carvalho