Topo

Apple registra patente de celular com tela que funciona debaixo d'água

Em contato com água, iPhone mudaria sistema de pressão da tela Imagem: piola666/iStock

Ellen Alves

Colaboração para Tilt*

06/07/2022 13h03

Ser à prova d'água, muitos celulares já são. Mas e funcionar debaixo d'água? Esse parece ser o desafio de uma nova patente que foi registrada pela Apple no Escritório de Patentes e Marcas nos Estados Unidos (USPTO).

Especificamente, o registro menciona uma tecnologia capaz de eliminar toques falsos gerados por líquidos. Dessa maneira, a tela do iPhone seria otimizada para facilitar o uso submerso, sob chuva forte ou até mesmo no banho. O usuário poderia realizar diversas ações com mais precisão, como digitar tirar fotos ou selecionar um aplicativo.

Como funciona?

A aplicação da tecnologia varia de acordo com a umidade ou volume de água recebido pela superfície da tela do aparelho. Ou seja, quanto maior a umidade da tela, maior será a força aplicada pelo usuário para selecionar ou digitar algo.

Ao detectar o contato com a água, a tela do iPhone mudaria automaticamente para o modo de pressão, semelhante às tecnologias Force Touch e 3D Touch. Assim, gotas de chuva não seriam capazes de acionar o aparelho - mas um toque forte do usuário, sim.

O documento menciona também algumas mudanças no display. Os controles mudariam conforme a ação desejada.

O aplicativo da câmera, por exemplo funcionaria com três modos: seco, molhado e subaquático. Dependendo do modo, serão feitas alterações na interface, como inclusão ou remoção de alguns ícones e alteração no tamanho dos botões, facilitando a identificação e ativação embaixo d'água.

Outro ponto interessante está relacionado ao nível de profundidade do aparelho. Com a nova tecnologia, a tela exibiria para o usuário a atual profundidade do aparelho, alertando sobre os limites físicos do iPhone.

É importante ressaltar, porém, que a patente é uma das diversas registradas pela Apple todos os anos. Sua existência não implica na atualização imediata nos aparelhos. Não há informações sobre a adoção da tecnologia.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Apple registra patente de celular com tela que funciona debaixo d'água - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


iPhone