Topo

Nasa define período de lançamento para a nova missão lunar Artemis 1

Space Launch System, sistema de foguetes da Nasa que será usado na missão Artemis - Divulgação/Nasa
Space Launch System, sistema de foguetes da Nasa que será usado na missão Artemis Imagem: Divulgação/Nasa

Da Redação

Em São Paulo

03/07/2022 16h16

A Nasa já tem uma janela de lançamento prevista para a Artemis 1, primeira parte da missão que levará o homem de volta à Lua.

Em entrevista ao site Ars Technica, o administrador do programa de desenvolvimento de sistemas de exploração Jim Free afirmou que a estimativa é que ocorra entre 23 de agosto e 6 de setembro. "Seria tolo não mirar nesse período agora. Tivemos um progresso incrível na semana passada."

Ele se refere ao bem-sucedido teste de combustível realizado em 20 de junho com o foguete SLS, que levará a missão Ártemis ao nosso satélite natural.

Originalmente, o plano mais otimista da Nasa previa o início entre 26 de julho e 10 de agosto. Mas ainda há alterações para serem realizadas na SLS, como a troca de um selamento que falhou e causou um vazamento de hidrogênio no teste do mês passado.

"Não acho que estamos exagerando aqui", afirmou Free. "Estamos dando uma apertada na equipe, mas não acho que estamos fazendo nenhuma besteira."

Nessa primeira jornada da Artemis, ela levará um módulo sem astronautas, mas que coletará dados sobe como a viagem pode afetar o corpo humano. Só haverá tripulação na Ártemis II, preparando o terreno para um pouso em solo lunar a partir de 2025.