Topo

OPINIÃO

Caixa de som LG UltraGear dispensa o uso de fone para games, mas cobra caro

Sistema de som gamer LG Ultragear - Divulgação/LG
Sistema de som gamer LG Ultragear Imagem: Divulgação/LG

Rodrigo Lara

Colaboração para Tilt

29/06/2022 04h00

Quem curte games sabe que jogar com uma boa qualidade sonora faz a diferença. E isso vale especialmente para gêneros que utilizam os sons para guiar o jogador, como os de tiro. Isso explica porque tanta gente não dispensa um headset na hora da jogatina, especialmente em disputas online de Fortnite, Counter-Strike ou Rainbow Six, por exemplo.

Mas e se eu te falar que é possível ter uma experiência similar (e até melhor) sem precisar usar um fone encaixado na cabeça?

Essa é a premissa da LG UltraGear, novidade da marca por aqui. Esse sistema de áudio é uma espécie de "faz-tudo sonoro", que funciona tanto em PCs quanto em consoles.

Tilt testou e responde abaixo as duas perguntas que você já deve estar fazendo. Primeira: ela realmente é uma adição válida no setup de quem curte games? E segunda, talvez mais espinhosa: ela vale o preço de R$ 1.999?

Sistema de som gamer LG Ultragear - Divulgação/LG - Divulgação/LG
LG Ultragear dispensa o uso de fones de ouvido
Imagem: Divulgação/LG

Bonita, mas espaçosa

A caixa de som tem um design bem ousado, com linhas que lembram um trapézio. A ideia aqui é que ela fique encaixada na base de monitores gamers, que costumam ter pés triangulares.

Já fica claro desde o começo: a melhor forma de acomodá-la é bem na frente de quem irá utilizar o PC.

As telas de saída de som, na parte frontal, são iluminada por LEDs RGB, que você pode configurar por meio de um aplicativo para ornar com seu PC gamer ou complementar a decoração do ambiente.

Sistema de som gamer LG Ultragear - Divulgação/LG - Divulgação/LG
Botões de comando da LG Ultragear
Imagem: Divulgação/LG

Na parte superior, ficam os botões para ligar o aparelho; selecionar a fonte de entrada de som (cabo óptico, USB ou Bluetooth); alternar a saída entre a caixa ou o fone de ouvido ligado a ela; e outros três para equalizar o resultado. Há ainda um botão giratório para o volume, que, ao ser pressionado, aciona o microfone embutido..

Atrás, claro, ficam as conexões físicas: cabo de energia (mas também há uma bateria, com autonomia de cerca de 5 horas), USB-C, fones de ouvido, entrada para cabos ópticos e saída de som auxiliar.

De ponta a ponta, a UltraGear tem 37,5 cm, 8 cm de altura e 11 cm de profundidade. Não é um aparelho gigante, mas ainda assim ela demanda espaço. Especialmente para quem vai usar no PC e precisa acomodar ainda monitor, teclado e mouse de maneira ergonômica (eu mesmo sofri bastante).

Sistema de som gamer LG Ultragear - Divulgação/LG - Divulgação/LG
Entradas traseiras da LG Ultragear
Imagem: Divulgação/LG

Brilhou no Call of Duty

Independentemente do tipo de conexão, a LG UltraGear pode ser usada de duas maneiras. A mais óbvia é como caixa de som. A outra é como central para conectar fones de ouvido - e conseguir efeitos adicionais com isso.

Na primeira opção, a novidade da LG manda muito bem. Mesmo sendo relativamente compacta, sem falantes adicionais, ela surpreende ao preencher o ambiente.

Para testar, escolhi Call of Duty: Warzone, um battle royale no qual os efeitos sonoros são fundamentais para entender a direção dos tiros ou a aproximação de um inimigo, e Assetto Corsa Competizione, um simulador de corridas com alta fidelidade no ronco dos motores.

Apesar de estar acostumado a jogar com fones de ouvido, a experiência com a UltraGear no modo "caixa de som" foi bem satisfatória.

Porém, a coisa ficou ainda melhor quando conectei um fone de ouvido. A UltraGear vira uma placa de som adicional, transformando qualquer fone em um modelo 7.1. Em resumo, você consegue identificar a origem de sons emulados de qualquer direção, não apenas da direita ou da esquerda.

Sistema de som gamer LG Ultragear - Divulgação/LG - Divulgação/LG
Sistema de som gamer LG Ultragear
Imagem: Divulgação/LG

Esse recurso foi especialmente útil no game de tiro. No simulador de corrida, ajudou mais na ambientação do que propriamente na jogabilidade. Em ambos os casos, porém, a qualidade sonora obtida foi superior à experimentada com fones convencionais.

Mas você também não precisa usá-la apenas com games. Ela ainda pode funcionar como uma caixinha de som convencional, para ligar seu celular via Bluetooth e curtir uma música, por exemplo. Ou, ainda, como um mini home theater para sua TV. Em ambos os casos, a qualidade do áudio seguiu excepcional.

Vale a pena?

O maior problema da UltraGear é o preço. Por um terço dos R$ 1.999, você pode adquirir um headset sem fio de marcas consagradas e, na prática, conseguir uma qualidade sonora que rivaliza com a do aparelho.

Claro que um fone, por si só, não acumula algumas funções dessa novidade da LG (servir como caixinha de som para música de celular, por exemplo). Mas ele já vai atender aos anseios da maioria dos jogadores (que, provavelmente, já tem algum outro aparelho para ouvir música).

Agora, se dinheiro não for problema e você quiser um produto multifuncional, de excelente qualidade e que ainda ajuda a deixar o seu cantinho gamer com um visual caprichado, a LG UltraGear tem tudo para agradar.