Topo

Android 13: versão beta para Samsung pode chegar em julho, segundo rumores

Atualização em 2022 vai ser um mês mais cedo que a do Samsung Galaxy S21 no ano passado Imagem: Lucas Carvalho/Tilt

Barbara Mannara

Colaboração para Tilt*, do Rio de Janeiro

28/06/2022 14h09

O novo sistema operacional Android 13 já começou a ser liberado e os usuários de celulares Samsung podem ter acesso ao update antes do que imaginavam. Um rumor divulgado pelo site Sammobile aponta que uma versão beta estaria marcada para chegar junto com a interface One UI 5.0, na terceira semana de julho.

O One UI é o visual personalizado da Samsung para o uso do Android em seus smartphones. A aguardada versão 5.0 ainda não foi lançada oficialmente. Ela começaria a ser disponibilizada no Galaxy S22, top de linha da empresa sul-coreana que chegou ao Brasil em fevereiro.

"Versão beta" significa uma fase de testes, limitadas a alguns poucos usuários. Porém, já daria um gostinho do que está por vir no novo sistema integrado One UI 5.0 com o Android 13.

Ainda segundo o site, o lançamento para todos os proprietários de aparelhos Samsung ocorreria apenas em 13 de outubro.

Esses novos prazos parecem distante, mas indicam que a empresa sul-coreana está se superando em antecipar novidades para seu público. No ano passado, os celulares Galaxy S21 tiveram acesso ao Android 12 One UI 4.0 apenas em novembro.

Por padrão nos últimos anos, a fabricante sul-coreana costuma começar a disponibilizar suas atualizações de sistema para os aparelhos mais recentes primeiro. Depois, vai expandindo para modelos mais antigos. Esse processo deve acontecer até o final de 2022, incluindo para smartphones da linha Z, como o Galaxy Z Fold 3 e o Galaxy Z Flip 3.

Novidades do Android 13

O Android 13 (codinome Tiramissu) já tinha sido apresentado pelos desenvolvedores durante um evento do Google em maio de 2022. E chegou com muitas novidades, principalmente nos quesitos de personalização e segurança.

Para começar, a galeria de fotos está com mais ferramentas de privacidade. O usuário pode selecionar imagens e vídeos específicos para compartilhar, em vez de conceder acesso a toda biblioteca de uma vez.

Notificações incômodas estão com os dias contados: o Android 13 agora exige que apps solicitem a permissão do usuário antes de exibir os alertas.

O Google Tradutor incluiu mais 24 idiomas, além dos 109 que já estavam disponíveis. Foi criada também a função de multilinguagem, no qual o usuário poderá escolher idiomas específicos em cada aplicativo. Ou seja, você poderá configurar o LinkedIn em português, mas o Instagram em inglês, por exemplo.

Outra novidade é o Áudio Bluetooth (LE), uma tecnologia de áudio sem fio que propõe substituir o Bluetooth clássico. A função permite que usuários compartilhem e transmitam áudios para amigos em outros dispositivos. Ela deve reduzir bem o consumo da bateria.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Android 13: versão beta para Samsung pode chegar em julho, segundo rumores - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Samsung