Topo

Passageiro manda nudes para o avião todo e vai preso pelo FBI; veja vídeo

Assediador foi preso pelo FBI, segundo relato no TikTok - mihailomilovanovic/iStock
Assediador foi preso pelo FBI, segundo relato no TikTok Imagem: mihailomilovanovic/iStock

Por Thaime Lopes

Colaboração para Tilt

27/06/2022 14h45

Um caso de assédio online aconteceu esta semana em um voo nos Estados Unidos e foi parar no TikTok. Um passageiro usou o AirDrop de seu iPhone para enviar fotos de seu pênis para todos os outros iPhones a bordo que estavam com o Bluetooth ligado.

Como é possível acompanhar no vídeo, repostado no Instragram, um homem identificado apenas como "Larry" é confrontado pela comissária, que pergunta se ele enviou a foto propositalmente. Ele responde que sim e ainda diz que estava apenas "se divertindo". Logo em seguida, a autora do vídeo reforça que isso é uma forma de assédio sexual.

Em outro vídeo postado posteriormente, a mesma mulher que havia registrado a situação afirma que Larry foi detido pelo FBI no aeroporto e que outros passageiros precisaram prestar depoimento.

Ainda no relato, ela conta que um dos iPhones que recebeu a foto pertencia a uma criança, e que o pai quase avançou no assediador, mas foi contido.

Nos Estados Unidos, essa nova forma de assédio ficou batizada como "cyberflashing". Entre outras coisas, o verbo "flash" significa mostrar rapidamente alguma coisa. Virou sinônimo de exibir o órgão genital em público. A prática "digital" em larga escala, usando AirDrop ou outros recursos de distirbuição, ganhou o prefixo "cyber".

Uma pesquisa divulgada pelo instituto britânico YouGov, foi descoberto que 4 em cada 10 mulheres já receberam fotos de pênis não-solicitadas. No Reino Unido, a prática se tornou crime este ano.