Topo

Encontre aplicativos espiões no celular em menos de 1 minuto

Tonktiti/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Tonktiti/Getty Images/iStockphoto

Redação de Tilt

Em São Paulo

20/06/2022 04h00

Existem vários aplicativos espiões, que podem ser baixados pela internet em lojas não-oficiais e, muitas vezes, são instalados com o consentimento do próprio usuário. Como eles ficam visíveis juntamente com outros programas, acabam passando despercebidos. Mas, para detectar um aplicativo espião e malicioso, é fácil: basta instalar o "Hidden Apps Detector", disponível na Google Play.

VEJA TAMBÉM

O aplicativo, quando executado, carrega automaticamente quais programas estão ocultos em seu celular. Caso você descubra algum indesejado, basta tocar no aplicativo e desinstalar.

1. Como identificar apps ladrões no celular - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A má notícia é que nem todos os programas permitem ser desinstalados. Nesse caso, será preciso restaurar as configurações de fábrica do seu smartphone (não esqueça de fazer o backup antes!).

Depois, reinicie o celular e baixe novamente o "Hidden Apps" para certificar-se de que o aplicativo não está mais na lista.

Importante: nem todos os apps mostrados pelo programa fazem algum mal para o celular e alguns são bem importantes para o sistema operacional do aparelho. Antes de apagar qualquer um, vale pesquisar rapidamente na internet o que o aplicativo faz.

Levanta! Mulher usa app de entrega para acordar amigo atrasado para casório

UOL Notícias

Está seguro? Veja como ficar mais protegido online

Leia mais