PUBLICIDADE
Topo

Golpe do meio período: adianta denunciar mensagem no WhatsApp? O que rola?

Golpe do falso emprego continua em alta - Reprodução/Band TV
Golpe do falso emprego continua em alta Imagem: Reprodução/Band TV

Lucas Carvalho

De Tilt, em São Paulo

17/06/2022 04h00

Você já deve saber que aquela oferta de emprego recebida aleatoriamente via SMS e agora também no WhatsApp é o golpe do momento.

O texto diz assim: "Parabéns, você foi selecionado para um trabalho de meio período online, 300 a 5.000 reais por dia". Os nomes de empresas famosas como Amazon e Mercado Livre estão sendo usados para convencer potenciais vítimas.

Saiba que você e provavelmente todos os seus contatos receberam ou vão receber a mensagem, que funciona como isca para fazer você clicar em um link malicioso.

É o velho esquema de phishing: o criminoso te induz a clicar no link, redireciona para uma conversa no WhatsApp e um falso empregador começa uma conversa para roubar seus dados ou te convencer a fazer um Pix usando a engenharia social —quando o golpista convence as vítimas a fazerem coisas sem que elas percebam que é golpe.

A estratégia anda tão comum que virou motivo de piada.

Não aguento mais ser selecionado pra trabalho de meio período on-line, com salário de 5000 kkkkkkkkkk

-- Pedrinho (@pedrindomec_) April 25, 2022

O que fazer diante de um golpe?

A melhor coisa a se fazer se você receber uma mensagem dessas é apagar e bloquear o remetente. Isso, em tese, ajuda a evitar que novos golpes assim cheguem à sua caixa de entrada.

O WhatsApp permite denunciar mensagens específicas por infração às regras do aplicativo ou o contato do golpista.

mensagem - Divulgação/WhatsApp - Divulgação/WhatsApp
WhatsApp permite denunciar mensagens específicas
Imagem: Divulgação/WhatsApp

Como denunciar?

Para denunciar uma mensagem isolada ou mais antiga, você pode simplesmente manter a mensagem pressionada até aparecer a opção "denunciar" e tocar nela. Ou denunciar um contato clicando no nome ou número e depois em "Denunciar".

Fazendo isso, você ainda estará sinalizar para o WhatsApp que aquela mensagem específica é problemática e o conteúdo será encaminhado para os moderadores da empresa.

Uma terceirizada usa mais de mil "moderadores de conteúdo" para as denúncias do WhatsApp, exatamente como em outras plataformas da Meta, empresa dona do Facebook e Instagram.

O que acontece quando há uma denúncia?

Aos denunciar um contato, uma cópia das mensagens recentes são enviadas de formas descriptografada para que os moderadores possam ler e avaliar o caso.

Na sequência, uma inteligência artificial compara os dados não criptografados daquela conta com um banco de "atitudes suspeitas", como envio em massa de mensagens para várias pessoas ao mesmo tempo, por exemplo.

Se rolar um "match", um moderador do WhatsApp é alertado e pode escolher dar uma olhada nas mensagens ou não, e depois decidir se coloca o usuário denunciado sob vigia ou expulsa-o do aplicativo.

Mas é apenas isso que acontece quando você denunciar: o usuário provavelmente será impedido de enviar novas mensagens —até que descole outro chip.