Topo

Onde doar alimentos? Google Maps agora exibe locais de cozinhas solidárias

Escola Cozinha Solidária, coordenada pelo Movimento Estadual da População em Situação de Rua de São Paulo - Reprodução / Movimento Estadual da População em Situação de Rua de São Paulo
Escola Cozinha Solidária, coordenada pelo Movimento Estadual da População em Situação de Rua de São Paulo Imagem: Reprodução / Movimento Estadual da População em Situação de Rua de São Paulo

Guilherme Tagiaroli

De Tilt, em São Paulo

14/06/2022 11h36Atualizada em 14/06/2022 15h20

Quem quiser ajudar na distribuição de alimentos agora vai ter uma ajudinha digital. Em anúncio durante o Google for Brasil nesta terça-feira (14), a empresa informou que passará a mostrar, na busca e no Google Maps, cozinhas solidárias e bancos de alimentos próximos ao usuário.

Resumidamente, cozinhas solidárias distribuem refeições para famílias em situação de vulnerabilidade. Apesar de receberem doações de companhias, elas também aceitam colaborações de pessoas físicas.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Google e a ONG Ação da Cidadania, que já tem mapeados mais de 1.000 pontos com essa função em todas as regiões do país.

Interface do Google Maps terá filtro que mostrará cozinhas solidárias - Divulgação - Divulgação
Interface do Google Maps terá filtro que mostrará cozinhas solidárias
Imagem: Divulgação

"Esperamos que o novo recurso faça a diferença, conectando redes de alimentação solidária com quem quer doar alimentos e ajudar quem precisa de um prato de comida", disse Ivan Patriota, gerente de parcerias do Google Maps para a América Latina, em comunicado de imprensa.

As informações sobre cozinhas solidárias estarão em um filtro no Google Maps, que começa a aparecer na plataforma a partir desta terça. Basta tocar nele e já aparecerá a localização dos estabelecimentos.

Em pesquisa atual da Vigisan (Inquérito Nacional Sobre Segurança Alimentar no Contexto da Pandemia Covid-19 no Brasil) foi constatado que 33,1 milhões de brasileiros estão sofrendo com insegurança alimentar.

Este número dobrou comparado com as cifras pré-pandemia. Hoje, o total de pessoas que passam fome no país é de 15,5% da população.

Como fazer parte

Ainda que a ONG Ação da Cidadania tenha 1.000 pontos registrados pelo Brasil, a instituição aceita cadastro de novas cozinhas solidárias e bancos de alimentos.

Para fazê-lo, é necessário fazer um cadastro gratuito no site da ONG Ação da Cidadania. Em seguida, é realizado um processo de avaliação de critérios, como público atendido, tempo de existência, estrutura e governança.