Topo

Spotify Pie: como fazer gráfico de pizza com gênero e artistas mais ouvidos

Getty Images
Imagem: Getty Images

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt, em São Paulo

10/06/2022 10h17

A popular retrospectiva de final de ano do Spotify (chamada Wrapped) está longe de chegar, mas internautas já estão se divertindo com um outro jeito de compartilhar os artistas e estilos musicais mais ouvidos na plataforma de streaming.

Uma série de imagens com gráficos de pizza começou a circular no Twitter, acompanhada da hashtag #SpotifyPie (torta Spotify, em tradução livre).

Para conseguir os dados, é preciso usar a plataforma Spotify Pie, um sistema desenvolvido por terceiros. Ou seja, não é oficial do serviço de streaming.

Ele foi criado por Darren Huang, estudante da UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles), para mostrar um balanço do seu uso no último mês.

Spotify Pie mostra um balanço do streaming de música Spotify - Tilt - Tilt
Imagem: Tilt

O slogan é "Bake your monthly genre pie" (ou "Asse sua torna de gêneros do mês", em português). A exibição dos dados ocorre no formato gráfico de pizza — nome como conhecemos no Brasil.

O foco não são músicas específicas, mas sim os estilos musicais, divididos em diversos subgêneros, como: pop, hip-hop, metal, sertanejo, funk, pagode, entre outros.

Abaixo do gráfico, há a legenda das cores, em ordem de gêneros mais ouvidos, e uma lista com o nome dos artistas, na mesma ordem.

Veja como criar o seu

  1. Acesse o site Spotify Pie (huangdarren1106.github.io/#).
  2. Clique no botão "Login to Spotify" e insira seu usuário e senha (pode ser que você já esteja logado no navegador).
  3. Aceite os termos de uso.
  4. Pronto! Veja sua pizza.
  5. Salve a imagem se quiser compartilhar nas redes sociais.

É possível repetir a brincadeira de tempos em tempos, para ver as estatísticas mais recentes —diferentemente do Spotify Wrapped, anual, o Pie é mensal.

Para salvar e compartilhar seu gráfico de pizza, você pode realizar uma captura de tela.

Privacidade e compartilhamento de dados

Vale ressaltar que, que ao concordar com os termos, você estará compartilhando, com o criador do site, dados do seu perfil no Spotify.

Além da atividade (músicas que escuta), também são enviados nome de usuário, foto de perfil, seguidores e playlists públicas.

Não é possível ver o gráfico sem aceitar essas permissões. Se se sentir inseguro com o compartilhamento, é melhor não usar a plataforma.

E, caso já tenha usado, é possível desvincular Spotify Pie da sua conta no streaming.

Em um computador, entre no site do Spotify (spotify.com)

  1. Faça o login se necessário.
  2. Vá em perfil > Conta > Apps.
  3. Remova o Spotify Pie da lista de apps com acesso às suas informações.
  4. Aproveite para retirar outros serviços que não utiliza mais.

Isso quer dizer que o serviço não coletará mais nenhum dado seu a partir de então —os que já foram compartilhados ainda poderão ser utilizados.

*Com informações do Mashable