Topo

Nova York doará robôs a idosos para tentar driblar 'epidemia de solidão'

Robô foi criado para interagir com idosos e ajudá-los a não se sentirem sozinhos - Divulgação/Intuition Robotics
Robô foi criado para interagir com idosos e ajudá-los a não se sentirem sozinhos Imagem: Divulgação/Intuition Robotics

Simone Machado

Colaboração para Tilt, em São José do Rio Preto (SP)

31/05/2022 09h01Atualizada em 31/05/2022 09h01

O estado de Nova York vai doar cerca de 800 robôs para tentar driblar a epidemia de solidão que assombra idosos que moram sozinhos na região. O aparelho, lançado para venda comercial em março, oferece lembretes de medicamentos, sugere atividades físicas e ajuda na conexão dos idosos com familiares e amigos.

Os robôs são conhecidos pelo nome ElliQ e foram criados pelo Escritório do Estado de Nova York para o Envelhecimento (NYSOFA) em parceria com a empresa israelense Intuition Robotics.

Eles usam a tecnologia de IA (inteligência artificial) e tem como principal objetivo ajudar na socialização dos idosos proporcionando companhia a eles e, assim, ajudar a prevenir a depressão e diminuir o estresse desse público.

O robô ElliQ é composto por duas partes presas a uma base. A primeira é um recurso iluminado, semelhante a uma lâmpada, que contém um microfone e alto-falante, que acende e gira em direção a pessoa que está falando. A outra parte é um tablet com tela sensível ao toque que oferece comunicação por vídeo ou exibição de fotos.

"Acreditamos que a ElliQ será capaz de envolver e incentivar efetivamente os idosos de Nova York a serem mais independentes, saudáveis e felizes", disse o CEO e co-fundador da Intuition Robotics Dor Skuler, em um comunicado.

Segundo o diretor da NYSOFA, Greg Olsen, os idosos estão dispostos a aceitar novas tecnologias que contribuam para uma melhor qualidade de vida e acrescentou que o ElliQ foi projetado com a contribuição desse público.

"Apesar de generalizações, os idosos adoram novas tecnologias, especialmente quando veem que são projetadas por outros idosos para atender às suas necessidades. Para aqueles que experimentam alguma forma de isolamento o ElliQ é uma poderosa ferramenta de interação social e apoio de cuidadores profissionais ou familiares", disse Olsen.

O valor investido pelo governo para a aquisição dos robôs não foi divulgado.

Estima-se que cerca de 14 milhões de americanos com mais de 65 anos vivem sozinhos no país. Pesquisa feita pela Universidade de Harvard em outubro de 2020, durante a pandemia da Covid-19, mostrou que mais de um terço dos norte-americanos relataram sentir "solidão grave".

*Com informações Insider e The Verge