Topo

Cientistas detectam fonte de rádio misteriosa no espaço; entenda

Ilustração de uma quasar liberando um jato quente e radioativo para o universo - Nasa, ESA e J. Olmsted (STScI)
Ilustração de uma quasar liberando um jato quente e radioativo para o universo Imagem: Nasa, ESA e J. Olmsted (STScI)

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt, em São Paulo

31/05/2022 15h47Atualizada em 31/05/2022 15h52

Astrônomos australianos descobriram uma nova fonte de ondas de rádio durante observações da galáxia espiral NGC 2082. Mais investigações são necessárias, mas pode tratar-se de um quasar — um dos objetos mais intrigantes do Universo, que emite forte radiação e possivelmente é alimentado por um buraco negro em seu centro.

Brilhante e compacta, a fonte misteriosa de agora recebeu a designação J054149.24-641813.7. A equipe de astrônomos, liderada por Joel Balzan, da Universidade Western Sydney, relatou a descoberta em um artigo, publicado na semana passada no arXiv.

Em fase de pré-impressão, ainda aguarda revisão dos pares. Ou seja, análise de outros cientistas de fora do projeto inicial, segundo informações do site Phys.org.

NGC 2082 é uma galáxia espiral do tipo G, com um diâmetro de aproximadamente 33.000 anos-luz, localizada a cerca de 60 milhões de anos-luz da Terra, na constelação do Espadarte.

Os cientistas identificaram uma forte fonte de rádio, posicionada a 20 segundos de arco central da galáxia, enquanto a observavam com ajuda dos radiotelescópios Australian Square Kilometer Array Pathfinder (ASKAP), Australia Telescope Compact Array (ATCA) e Parkes.

Eles descobriram então que sua luminosidade a 888 MHz está em um nível de 129 EW/Hz, com um índice espectral de rádio plano (cerca de 0,02). Isso, de acordo com os astrônomos, descarta a possibilidade de que seja um remanescente de supernova (SNR) ou um pulsar.

A suspeita é de que essa fonte tenha origem térmica.

NGC 2082 - Balzan et al., 2022 - Balzan et al., 2022
Localização da fonte de rádio em relação à galáxia NGC 2082
Imagem: Balzan et al., 2022

Objetos muito distantes da Terra não conseguem ser observados diretamente por imagens de instrumentos ópticos. Por isso, as observações são feitas pelos raios-X e a energia que eles liberam.

As fontes de rádio que conseguimos detectar aqui da Terra, geralmente, são aquelas que emitem grandes quantidades de ondas, como pulsares, quasares, algumas nebulosas e radio-galáxias.

Por sua natureza compacta e localização, nos arredores de NGC 2082, pelas faixas de seu brilho, a hipótese mais provável é que J054149.24-641813.7 seja uma fonte extragaláctica (fora da nossa Via Láctea) de fundo, como um quasar.

O que é um Quasar?

Quasar é a abreviação para um objeto "quasi-stellar": aos telescópios, é um ponto parecido com uma estrela, mas que emite forte radiação.

Trata-se de um núcleo galáctico muito ativo e luminoso, formado pela atividade de um buraco negro supermassivo. São alguns dos itens mais distantes e antigos do Universo, e cruciais para o entendimento da evolução das galáxias.

Para confirmar a suposição, porém, ainda são necessárias mais observações e informações, como os dados de absorção de hidrogênio atômico neutro (HI) de alta resolução para NGC 2082.

*Com informações de Phys.org