Topo

'Como era mesmo o nome daquele filme?' Essa nova IA grátis vai te ajudar

Viagem ao Mundo dos Sonhos, filme de 1985 Imagem: Divulgação/Paramount

Da Redação de Tilt

Em São Paulo

28/05/2022 10h43

Todo mundo já passou por isso: aquele filme que está na ponta da língua, mas você não lembra o título. Às vezes você sabe o ator principal, um pouco da história, uma cena específica ou a época em que foi lançado... mas o nome fugiu da memória.

Agora, um novo site alimentado por inteligência artificial pode te ajudar. Whatismymovie.com oferece uma caixa de busca, como o Google, que você preenche como quiser - mas apenas em inglês, por enquanto. O sistema então localiza os filmes mais compatíveis com as informações que você ofereceu.

Relacionadas

Ele funciona com uma IA criada pela companhia Vai.IA, que analisa constantemente milhares de materiais brutos em streamings de vídeo. E ele detecta não apenas dados factuais, como nome dos atores, diretores ou cidade em que se passa a trama, mas também elementos abstratos, como temática e principais emoções (o filme faz chorar? Causa tensão? Reflexões filosóficas?)

Os resultados são ofereceidos a partir do catálogo do site Metacritic, um agregador de reviews. Então, você também já fica sabendo qual a qualidade dos filmes oferecidos, segundo a opinião da crítica especializada.

O protótipo ainda não funciona com perfeição. Como teste, digitei "80s kid movie pirates", pensando no clássico da Sessão da Tarde "Os Goonies". Ele foi o terceiro resultado apresentado. O primeiro foi "Viagem ao Mundo dos Sonhos", um sci-fi juvenil com Ethan Hawke e River Phoenix - mas sem piratas.

O usuário pode informar se cada resultado foi um "match bom" ou "match ruim", ajudando a calibrar ainda mais o algoritmo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Como era mesmo o nome daquele filme?' Essa nova IA grátis vai te ajudar - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade