Topo

Volta do BuddyPoke? Veja como criar seu próprio avatar 3D no Facebook

Avatar 3D para Facebook - Divulgação/Meta
Avatar 3D para Facebook Imagem: Divulgação/Meta

Colaboração para Tilt*, do Rio de Janeiro

24/05/2022 15h14

A Meta revelou que os avatares 3D para o Facebook, antes restritos à América do Norte, agora serão lançados também na América Latina. Ou seja, agora usuários brasileiros poderão criar seu próprio personagem tridimensional para representá-los na rede social.

O anúncio foi no Meta Summit Latam, evento voltado à inovação, criatividade e metaverso que começou ontem (23).

A novidade promete ser popular no Brasil. Ela lembra o BuddyPoke, figuras personalizáveis que foram uma febre no Orkut, uma das primeiras (e mais queridas) redes sociais a chegar ao público brasileiro.

Os avatares em 3D poderão ser utilizados na foto de perfil, em comentários, bate-papos, adesivos e stories. Será possível também criar um avatar no Instagram e utilizá-lo no Facebook ou no Messenger.

Como criar um avatar no Facebook

  1. Abra o menu do aplicativo do Facebook no seu celular e busque a função "Avatar"

  2. Você será direcionado a criar sua figura personalizável. A primeira opção é escolher o tom de pele. Após selecionar a opção desejada, clique em "Avançar".

  3. A próxima opção é a escolha do cabelo. Selecione o tamanho e a cor desejada. Em seguida, selecione "Concluir", botão disponível na lateral superior.

  4. Para finalizar, é só clicar em "Avançar". O recurso será atualizado automaticamente no Messenger.

  5. Caso o Instagram esteja vinculado à sua conta do Facebook, a imagem também será modificada de maneira imediata. Senão, vá ao menu principal do Instagram, clique em "Configurações" e, na sequência, em "Central de Contas". Selecione seu nome e sincronize os perfis.

Tudo leva ao metaverso

A criação dos avatares em 3D aponta para o atual objetivo principal da Meta: o metaverso, um ambiente completamente virtual e imersivo onde poderemos interagir por meio de avatares.

A empresa também aproveitou o evento para revelar outras iniciativas nessa direção:

- novos investimentos em startups na América Latina, por meio da Experimentação de Novos Produtos da Meta (NPE), programa voltado ao teste de tecnologias independentes;

- uma parceria com a Organização dos Estados Americanos (OEA), que tem como objetivo impulsionar talentos e profissionalizar a comunidade de Realidade Aumentada (RA) na região;

- cursos gratuitos de RA em português e espanhol.