PUBLICIDADE
Topo

WWDC vem aí: veja quais novos recursos a Apple deve revelar para o iOS 16

WWDC 2022: evento para desenvolvedores Apple será realizado em 6 de junho de 2022 - Divulgação
WWDC 2022: evento para desenvolvedores Apple será realizado em 6 de junho de 2022 Imagem: Divulgação

Simone Machado*

Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto (SP)

24/05/2022 17h08Atualizada em 24/05/2022 17h17

No próximo dia 6 de junho, a Apple fará a apresentação de abertura da sua conferência anual para desenvolvedores, a Worldwide Developer Conference — a WWDC 2022. Segundo o site oficial, o evento será hibrido (presencial e online) e terá duração de quatro dias.

Bastante aguardado, o evento deve mostrar as novidades da próxima versão do sistema operacional do iPhone, o iOS 16. Embora o anúncio ocupará maior destaque, também haverão demonstrações de novos recursos para computadores, tablets e relógios inteligentes da marca.

Faltando pouco mais de duas semanas, os rumores sobre as novidades que deverão ser lançadas já começaram a surgir na internet. Veja cinco novos recursos de software que devem ser anunciados pela Apple no evento:

1. Modo de foco aprimorado

No iOS 15, a Apple introduziu o recurso Focus Mode (Modo de Foco), que ajuda os usuários a minimizar as distrações, trazendo mais flexibilidade, controle e automação para a rotina. Esse recurso deverá passar por melhorias, como o uso de uma lista de permissões de certas notificações para o foco dedicado.

Além disso, a Apple também deve apresentar ferramentas que permitem o usuário acompanhar a própria saúde. Isso porque a empresa parece focada em trazer um sistema aprimorado de rastreamento da saúde.

2. Notificações diferenciadas (e mais emojis)

Na parte visual, pouco se espera de novidade, já que ela deve se manter como nos últimos lançamentos. A interface deve preservar o layout atual e melhorar ainda mais a integração com os widgets.

É provável também que novos emojis cheguem para o iOS 16. Na versão 15.4 a Apple adicionou 42 novos emojis ao seu catálogo e agora esse número deve ser ainda maior.

Especula-se também que o sistema de notificação do iOS 16 terá melhorias significativas. O que seriam ela detalhadamente ainda não se sabe. Mas não é novidade a Apple fazer alterações em seu sistema de notificação, já que recentemente a empresa fez alterações, como a introdução de Resumos de Notificação.

3. Mudanças no Apple Watch

A Apple vem aumentando o tamanho da tela do seu relógio inteligente, o Apple Watch — e pode ser que ela arrisque mexer no tamanho mais uma vez.

Além disso, espera-se que a nova versão do sistema dos relógios também passe por melhorias para garantir a coleta de dados dos usuários, com foco principalmente na saúde. A expectativa é que o sistema faça um rastreamento aprimorado das condições de saúde e monitoramento da atividade corporal.

O WatchOS 9, a nova versão do sistema operacional do vestível, deverá trazer ainda modos de baixo consumo de energia, o que irá ajudar na otimização de alguns aplicativos.

4. iPadOS 16 com interface multitarefa

Todos os anos, rumores dizem que a Apple trará uma interface multitarefa melhor para o iPadOS. A ferramenta permite o uso de dois ou mais aplicativos em simultâneo, algo especialmente útil em um dispositivo como o tablet.

Não há muitos detalhes dessa melhoria. No momento, os recursos disponíveis são:

  • Split View: em Split View, dois apps aparecem lado a lado. Você pode redimensionar os apps arrastando o controle deslizante que aparece entre eles.
  • Slide Over: com o Slide Over, um app aparece em uma janela flutuante menor, que você pode arrastar para o lado esquerdo ou direito da sua tela.
  • Janela central: em alguns apps, você pode abrir uma janela central, que permite que você se concentre em um item, como um e-mail ou uma nota.

5. Novos MacOS 13, voltados para Macs M1

Com o macOS 12 Monterey, a Apple já introduziu vários recursos exclusivos para os Macs M1. Com a transição da Intel para seus próprios chips já concluída, é provável que a empresa se concentre ainda mais em seus próprios computadores do que em Intel Macs com macOS 13.

*Com informações de PowerOn