Topo

WhatsApp: iPhone 5 e iPhone 5c perderão suporte ao app nos próximos meses

iPhone 5 foi lançado em 2012; WhatsApp deixará de oferecer suporte para sistema da Apple presente no telefone - Getty Images
iPhone 5 foi lançado em 2012; WhatsApp deixará de oferecer suporte para sistema da Apple presente no telefone Imagem: Getty Images

De Tilt, em São Paulo

22/05/2022 10h59Atualizada em 23/05/2022 10h27

Donos de iPhones antigos e que não atualizam o sistema operacional devem ficar espertos. Nos próximos meses, o WhatsApp deixará de oferecer suporte para celulares da Apple com sistema iOS 10 e iOS 11. Atualmente, os modelos iPhone 5 e iPhone 5c, lançados em 2012 e 2013 (respectivamente), estão entre os que rodam estas plataformas.

De acordo com o site WABetaInfo, especializado em notícias sobre o app de mensagens, quem tem iPhone com iOS 10 e iOS 11 começou a receber uma notificação do WhatsApp sugerindo atualizar o sistema, pois a partir de 24 de outubro não haverá mais suporte — ou seja, essas pessoas não recebem novos recursos e melhorias de segurança no aplicativo.

"O WhatsApp vai interromper o suporte a esta versão do iOS após 24 de outubro de 2022. Por favor, vá em Ajustes > Geral, escolha Atualização de Software e atualize para a última versão do iOS", diz a mensagem obtida pelo site.

Segundo página de atualização do WhatsApp, a plataforma recomenda que as pessoas tenham pelo menos o iOS 12 ou superior para utilizar o app.

Diz a página da plataforma de mensagens da Meta sobre a decisão de parar de oferecer suporte a alguns sistemas: "Assim como outras empresas de tecnologia, todos os anos, analisamos quais são os aparelhos e softwares mais antigos e com o menor número de usuários para definir aqueles que deixarão de ser compatíveis com o WhatsApp. É possível que esses aparelhos não abranjam as atualizações de segurança mais recentes ou não incluam funcionalidades necessárias para operar o WhatsApp".

A última grande atualização do sistema da Apple, iOS 15, foi lançada em 2021. No próximo dia 6 de junho, a Apple deve anunciar o iOS 16 durante a conferência WWDC 2022 — o lançamento para o público deve ficar para setembro, junto com a apresentação de um novo iPhone.

De tempos em tempos, o WhatsApp e outros aplicativos deixam de oferecer suporte para celulares e sistemas antigos. Além de novas funções, ter o sistema do celular atualizado traz mais segurança — geralmente, golpistas utilizam falhas de software antigas não corrigidas para hackear telefones.

Como saber a versão do iOS do meu iPhone?

Ajustes > Geral > Sobre e verifique o campo Versão do Software

Como atualizar o iOS no iPhone?

Ajustes > Geral > Atualização de Software