Topo

Novo design e câmera de 48 MP: o que já sabemos sobre o próximo iPhone 14

Novas versões do iPhone 14 terão novidades em design e conectividade - Ian Zelbo
Novas versões do iPhone 14 terão novidades em design e conectividade Imagem: Ian Zelbo

Lucas Santana

Colaboração para Tilt

21/05/2022 11h21

A quatro meses do lançamento oficial do iPhone 14, não param de pipocar informações sobre a nova versão do carro-chefe da Apple, que deve ser lançada em setembro, como acontece todos os anos.

O novo iPhone deve ter uma mudança de visual importante, aposentar a versão mini, vir equipado com uma câmera mais potente, conectividade via satélite para situações de emergência e trazer um novo processador nas versões top de linha. É o que apontam até agora especialistas do setor de tecnologia. Tilt lista abaixo as principais novidades que devem aparecer no aparelho.

Visual reformulado

De acordo com o colunista Mark Gurman, da Bloomberg, a Apple deve apresentar uma mudança visual significativa no iPhone 14. A previsão tem lastro na política do ciclo de três anos de design do iPhone: a Apple costuma inaugurar um visual novo no primeiro ano, atualizar o design no segundo e revelar um aparelho totalmente novo no terceiro.

O ciclo atual do iPhone é da geração 12, logo, a empresa deve estrear um novo visual neste ano para o iPhone 14.

Notch em pílula e circular

Ainda no contexto do design, neste ano, o dispositivo ainda deve ser um pouco diferente em seu notch, que é aquele espaço na tela onde se localiza a câmera e sensores de reconhecimento facial chamado FaceID, segundo o colunista da Bloomberg.

Notch é o espaço na tela que abriga a câmera; deve mudar o formato retangula para o de pílula - Bruna Souza Cruz/Tilt - Bruna Souza Cruz/Tilt
Notch é o espaço na tela que abriga a câmera; deve mudar o formato retangula para o de pílula
Imagem: Bruna Souza Cruz/Tilt

Os novos modelos devem ter formato de pílula nos segmentos de entrada ou até mesmo apenas um pequeno círculo nos modelos Pro, onde deve vai ficar a câmera para selfie com o sensor facial.

Essa informação também foi corroborada em um reportagem do site MacRumors e pelo analista de mercado Ming-Chi Kuo, um tipo de guru de vazamentos do iPhone e especialista em Apple.

Fim do iPhone mini

O colunista da Bloomberg revelou também que o iPhone mini, versão reduzida do aparelho com 5,4 polegadas (13,7 centímetros), ficou de fora da lista de lançamentos oficiais de 2022 por conta do desempenho fraco das vendas nos anos anteriores.

Segundo a lista de Gurman, esses são os aparelhos que devem ser lançados este ano:

  • iPhone 14 de 6,1 polegadas (15,5 cm)
  • iPhone 14 Max de 6,7 polegadas (17 cm)
  • iPhone 14 Pro de 6,1 polegadas (15,5 cm)
  • iPhone 14 Pro Max de 6,7 polegadas (17 cm) Os diferenciais dos iPhones 14 Pro

Conexão via satélite

Anunciada há bastante tempo, a conectividade via satélite pode aparecer de alguma forma na versão 14 do iPhone. A ideia é de que os telefones tenham esse tipo de conexão para emergências ou como substituto de redes de telefonia comum em regiões remotas. A tecnologia também deve acompanhar o Apple Watch.

Iphone terá recurso térmico para não esquentar - Getty Images - Getty Images
iPhone 14 deverá ter recurso térmico para não esquentar
Imagem: Getty Images

Eficiência térmica

Os novos iPhone podem contar com um novo sistema térmico chamado de câmara de vapor, que mantém o telefone mais frio regularmente e, consequentemente, mais eficiente.

A tecnologia deve suprir a necessidade de regulação de calor principalmente nas atividades de processamento mais exigentes, como fotografia e outros recursos visuais.

Câmera de 48 MP nos top de linha

O analista Ming-Chi Kuo disse que o iPhone 14 deve vir equipado com uma câmera com sensor de 48 megapixels. O salto de tamanho é grande, uma vez que os modelos atuais utilizam 12 MP.

iPhone 14 promete câmera de 48 MP - Reprodução - Reprodução
iPhone 14 promete câmera de 48 MP
Imagem: Reprodução

O novo sensor de 48 MP seria utilizado apenas na câmera principal dos modelos top de linha, ou seja, iPhone 14 Pro e iPhone Pro Max - ou seus equivalentes, ainda sem nome oficial. As lentes ultrawide e telefoto continuariam com 12 MP.

Outra novidade seria o fim do espaço reservado para câmeras na parte traseira. Na versão 2022, o iPhone teria apenas as lentes das câmeras, sem aquela protuberância quadrada com bordas arredondadas que acompanha o celular desde o iPhone 11.

Gravação em 8K

Os novos iPhones também devem trazer gravação de vídeos em 8K nativo, inclusive com um recurso que tornaria a gravação compatível com os óculos de realidade aumentada da Apple, outro produto que pode ser lançado ainda em 2022.

O analista Kuo já tinha dado a informação de que a versão Pro do iPhone 14 poderia incorporar um tipo de processamento de imagem chamado pixel binning. Essa tecnologia combina pixels de acordo com as condições de luz para preservar a qualidade das fotos e poupar espaço na memória interna.

Processador A16 Bionic

Ming afirma que, como é comum todos os anos, junto com o novo iPhone a Apple deve lançar sua nova linha de processadores mobile. Este ano, ele se chamaria A16 Bionic e viria apenas no iPhone 14 Pro e 14 Pro Max. O iPhone 14 e o iPhone 14 Max ainda viriam com o A15 Bionic, o mesmo do iPhone 13.