Topo

'Não Me Perturbe' bloqueia 3 mi de ligações sobre crédito; veja como barrar

Telemarketing irrita milhões de brasileiros todo dia - Getty Images/iStockphoto
Telemarketing irrita milhões de brasileiros todo dia Imagem: Getty Images/iStockphoto

Simone Machado

Colaboração para Tilt*, em São José do Rio Preto (SP)

19/05/2022 09h06Atualizada em 20/05/2022 14h38

A plataforma "Não Me Perturbe", que possibilita qualquer pessoa a solicitar o bloqueio de números de telemarketing indesejado, registrou 2.933.115 solicitações para barrar ligações feitas por instituições financeiras nos últimos dois anos. Os dados são da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom) e foram divulgados pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

O levantamento, feito de janeiro de 2020 —quando o sistema passou a funcionar no país— até 26 de abril desde ano, refere-se a ligações indesejadas para a oferta de crédito consignado. Diante dos pedidos, 896 sanções foram aplicadas a empresas nesse período.

Das quase 3 milhões de solicitações de bloqueio, a região Sudeste concentra a maioria das reclamações dos clientes, com 53,36% dos registros, seguida pela região Sul, com 18,12%, Nordeste (14,48%), Centro-Oeste (10,39%) e Norte (3,44%).

  • São Paulo registrou maior número de solicitações de bloqueios, com 864.246 pedidos.
  • Minas Gerais: 334.266
  • Rio de Janeiro:313.422 registros.

Brasil lidera ranking de reclamações

Os brasileiros são os que mais receberam as ligações telefônicas "spam" no mundo, aquelas chamadas que frequentemente vêm de números desconhecidos e oferecem produtos ou serviços, segundo o relatório global do aplicativo Truecaller, que identifica e bloqueia este tipo de ligação.

Em 2021 (considerando o período de 1º de janeiro a 31 de outubro), o Brasil registrou uma média de 32,9 chamadas spam por usuário ao mês. Os outros países do ranking têm números bem menores, inclusive o Peru, segundo colocado, que teve 18 ligações spam por usuário ao mês.

O Brasil está no topo desse ranking há quatro anos (desde 2018).

Como barrar ligações indesejadas

O site "Não Me Perturbe" possibilita ao usuário a chance de bloquear ações de telemarketing. Ele é gratuito e não precisa instalar qualquer aplicativo no celular ou computador.

Confira a seguir como fazer e outras dicas para barrar ligações indesejadas.

1. Dando 'block' no número

Acesse o site do Não me Perturbe (https://www.naomeperturbe.com.br/)

  • Na página inicial, utilize o formulário ou clique em cadastrar, ou login (caso seja usuário).
  • Realize o Login ou se Cadastre. Após o preenchimento do formulário, será necessário realizar a validação do email ou telefone de cadastro.
  • Na tela de bloqueio, coloque o seu número de telefone, marque as empresas as quais não deseja receber chamadas de telemarketing e clique em "Cadastrar telefone".
  • Por fim, clique em validar bloqueio para o número ser impedido de ligar para você.

2. Bloqueie números específicos no celular

O próprio celular dispõe jeitos para bloquear os números indesejados. Ao receber uma ligação de um mesmo número com frequência, selecione-o e vá nas configurações da chamada (funciona para Android e iPhone).

  • Procure a opção "Bloquear este chamador" ou "Bloquear/desbloquear número".
  • Uma vez selecionado, o celular vai impedir que esse contato continue ligando para você.

3. Bloqueie números desconhecidos em geral

A função, também presente no Android e iPhone, bloqueia todo contato que não está em sua agenda, sem diferenciar se é ou não de telemarketing. Caso queira ativá-la, siga os seguintes passos:

No iPhone

  • Entre em "Ajustes";
  • Encontre a opção "Telefone";
  • Vá ao item "Silenciar Desconhecidos" e ative a opção

No Android

  • Vá em "Ligações";
  • Depois, na opção Ligações, procure por "Configurações";
  • Aparecerá a função "Números bloqueados". Ao clicar nela, surgirá uma tela com a opção de adicionar números recentes do seu histórico de chamadas ou manualmente.

*Com informações de Abinoan Santiago, em colaboração para Tilt, e BBC News Brasil.