Topo

Pais processam Tiktok após menina de 10 anos morrer em 'desafio' nos EUA

Menina de 10 anos morreu após fazer "desafio do blecaute" no Tiktok - Fox29/Reprodução
Menina de 10 anos morreu após fazer 'desafio do blecaute' no Tiktok Imagem: Fox29/Reprodução

Do Tilt, em São Paulo

13/05/2022 19h49Atualizada em 13/05/2022 19h51

Os pais de uma garota de 10 anos que morreu supostamente enquanto tentava cumprir um desafio do TikTok decidiram processar a rede social nos Estados Unidos.

O caso foi registrado no Condado de Delaware, na Pensilvânia, onde a menina Nylah Anderson morreu em dezembro de 2021. O processo foi protocolado na Justiça norte-americana ontem.

"A natureza do processo afirma que o TikTok, por meio do seu algoritmo, decidiu que era uma boa escolha enviar um vídeo ensinando como se asfixiar a uma criança de 10 anos", afirmou em entrevista ao canal Fox29 o advogado da família da menina, Jeffrey Goodman.

De acordo com a emissora norte-americana NBC, o desafio que a menina teria feito antes de morrer se chama "Blackout Challenge" (desafio do blecaute) e consiste em incentivar que os usuários segurem a respiração até desmaiar.

O advogado também ressaltou que a maioria dos usuários da rede social são crianças, mais suscetíveis aos desafios.

Em resposta ao canal norte-americano, o TikTok afirmou que o desafio em questão nunca foi uma "trend" (um viral) na rede social e disse que os usuários podem ter aprendido a ação em outros lugares.

"Continuamos vigilantes e comprometidos com a segurança dos nossos usuários, removendo imediatamente qualquer conteúdo do tipo que seja encontrado", disse. A rede social também prestou condolências à família da menina.