Topo

Google lança 10 novidades para Android, buscador e mais; por que importa?

Entre as novidades anunciadas pelo Google está o melhor reconhecimento de diferentes tons de pele em seu buscador e celular - Divulgação Imprensa / Google I/O 2022
Entre as novidades anunciadas pelo Google está o melhor reconhecimento de diferentes tons de pele em seu buscador e celular Imagem: Divulgação Imprensa / Google I/O 2022

Rosália Vasconcelos

Colaboração para Tilt, do Recife

12/05/2022 11h29

O Google apresentou ontem (11) em sua conferência anual Google I/O 2022 uma série de novidades para o Android, atualizações em outras plataformas (como buscador) e novos produtos —celular e fones de ouvido foram alguns deles.

Os objetivos das mudanças, segundo a empresa, envolvem a melhoria dos serviços e adequação de funcionalidades as necessidades das pessoas. Muitas, inclusive, são demandas antigas de seus usuários.

Confira a seguir uma lista com os principais destaques e por que eles importam na sua vida —e não só para quem usa Android.

1. Android 13

Entre as atualizações que o Android 13 terá, o Google investiu em melhorias nas áreas de:

Segurança e privacidade: o novo sistema terá novas categorias de controle de acesso — 'fotos e vídeos' e 'música e áudio' — e permitirá que o usuário selecione arquivos específicos a serem compartilhados com um app, ao invés de toda a biblioteca de mídia. Também será reduzido o número de aplicativos que pedem acesso à localização.

Interface e desempenho: o sistema ganhará diferentes configurações de cor, novos ícones de aplicativos e maior integração entre os dispositivos — isso vai permitir que o Android converse melhor com outros aparelhos, como tablets, fones de ouvido e itens de casa, inclusive de outras marcas.

Carteira digital: o já existente Google Pay dará lugar a um serviço mais completo de pagamentos via celular e dados bancários com o recurso Google Wallet, que além de funções financeiras como cartão de crédito, vai permitir concentrar dados pessoais específicos como multas de trânsito, ingresso para evento, carteira de vacinação, entre outros.

Por que isso importa: as mudanças vão proporcionar melhor experiência de uso para o consumidor, além de segurança e privacidade. O Android 13 já foi liberado para desenvolvedores e as atualizações devem chegar aos poucos, primeiro para os celulares novos.

2 - Novo celular do Google Pixel 6a

No pacote de lançamentos do Google, está o novo celular Pixel 6a, da gama intermediária. Entre os destaques do aparelho, estão os recursos de tradução simultânea e melhorias na câmera.

Editar imagens facilmente: com ajuda de inteligência artificial, o celular consegue apagar itens de uma cena e melhorar fotos borradas sem a necessidade de apps extras de edição.

Fidelidade para tons de pele diferentes: Outro recurso anunciado — e há muito cobrado — é a promessa de maior fidelidade da cor entre o tom de pele das pessoas e as imagens captadas pela câmera do smaprtphone do Google.

Por que importa: as atualizações vão melhorar a experiência do usuário ao utilizar os recursos, além de reforçar a importância de tecnologias mais diversas e que não discriminem pessoas.

Outros lançamentos de produtos: A empresa também deu uma prévia dos produtos da linha Pixel que devem ser lançados no segundo semestre do ano. Entre elas, destaque para o Google Pixel Watch, os novos fones de ouvido sem fio Google Pixel Buds Pro, o Pixel Tablet e os smartphones topo de linha Pixel 7 e Pixel 7 Pro. Nenhum dispositivo da linha é comercializado no Brasil.

3. Buscador

A empresa investiu em melhorar a interpretação mais fiel de cores em outros serviços. Um deles é o buscador, com o recurso Monk Scale. Ele vai disponibilizar um novo filtro com uma escala de diferentes tons de pele.

Por que importa: o recurso visa facilitar a localização de resultados mais relevantes para cada pessoa a partir do seu tom de pele. Será possível configurar, por exemplo, para que a busca por imagens traga resultados para pele negra em situações em que se procura dicas de maquiagem.

4. Novos idiomas no Google Tradutor

A companhia anunciou que o seu serviço de tradução terá 24 novas línguas (até semana passada eram 133). Dentre os novos idiomas, está o Guarani, língua de origem indígena falada por sete milhões de pessoas no mundo, muitas delas situadas no Brasil, Argentina, Paraguai e Bolívia.

Será adicionado ainda os idiomas quíchua e aimará, falados por povos nativos do Peru, Bolívia e Argentina. Fora da América Latina, o Google adicionou o krio, dialeto inglês de Serra Leoa, lingala (falado por 45 milhões de pessoas no centro da África) e mizo, falada por 800 mil pessoas no norte da Índia.

Por que importa: o crescimento do número de idiomas no serviço de tradução diminui a distância entre os povos, permitindo o acesso à informação, especialmente pelas populações mais isoladas, já que o recurso é online e gratuito.

5. Google Maps mais imersivo

Quem entrar no Maps poderá acessar uma área em diferentes momentos do dia e condições climáticas, entrar em restaurantes para "sentir" a energia do lugar e sobrevoar diferentes pontos da cidade. A ideia é aproximar o novo Maps das funções do Google Earth.

Por que importa: esse efeito pode impactar a maneira como as pessoas decidem suas estadias, suas visitas a pontos turísticos, até mesmo na escolha de bares e restaurantes, permitindo que elas experimentem os lugares antes de se deslocarem. Também vai aprimorar a forma como as pessoas programam seus roteiros, especialmente os de viagem.

A Visão Imersiva será lançada inicialmente em Los Angeles, Londres, Nova York, São Francisco e Tóquio no final deste ano. Outras cidades devem ser incluídas em breve, segundo o Google.

6. Buscador com texto, voz e imagem

Batizada de Multisearch, essa atualização implementa melhorias na forma como buscamos conteúdos no Google. Com outras palavras, ele vai permitir buscas com imagens, texto e voz ao mesmo tempo.

Por que importa: a função possibilitará que as pessoas encontrem informações úteis sobre o que elas veem, ouvem e vivenciam em um só clique. Será possível, por exemplo, usar uma fotografia, ou uma foto de tela, e acrescentar a opção "perto de mim". Com isso, a pessoa verá opções de restaurantes ou lojas próximas que tenham o que ela está procurando.

Com o multisearch, o Google também pretende lançar o recurso "explore cenas", para que o usuário descubra informações sobre os objetos que estão em uma cena, usando o Lens.

A atualização dessa ferramenta ainda permitirá que qualquer um solicite a remoção de suas informações pessoais dos resultados da busca.

7. Mais segurança e privacidade

Todos os usuários da Conta do Google serão inscritos automaticamente no processo de verificação de duas etapas — mais de 150 milhões de pessoas já haviam sido inscritas no ano passado — uma camada extra de segurança para acesso de serviços online.

Além disso, a empresa está lançando a função Status de Segurança, com ícones de alerta na foto do perfil do usuário e orientações para melhorar a segurança.

Em relação aos pagamentos online, ao usar o recurso de preenchimento automático, no momento da compra o Google vai substituir o número do cartão real por um virtual, que será diferente a cada transação.

Por que importa: as ações visam impactar na redução do número de phishing e ataques malware aos serviços da plataforma.

8. Tradução e geração automática de capítulos aos vídeos

O YouTube não ficou de fora das novidades deste ano. Uma delas será a possibilidade de traduzir automaticamente os áudios dos vídeos para 16 idiomas. Por enquanto, o recurso só estará disponível para quem utilizar o aplicativo em celulares.

Por que importa: a função ampliará o acesso a conteúdos multimídia — palestras, cursos, apresentações — em diversas linguagens.

O Google também aprimorou a capacidade de geração automática de capítulos, que permite saltar para diferentes partes do vídeo.

9. Decida os anúncios que vai receber

O Google irá lançar, ainda neste ano, o My Ad Center. O recurso vai dar mais controle nas preferências de anúncios. Ou seja, as pessoas vão poder escolher se removem determinados tipos de propagandas ou se querem ver mais.

Por que importa: essa é uma demanda recorrente dos usuários da plataforma. Agora, as pessoas poderão receber os anúncios de acordo com seus interesses, por meio da seleção de categorias e empresas.

10. Melhoras no serviço de Workspace

O chat e o meet vão receber uma função chamada 'resumo' — já disponível para o Docs- - tanto para as conversas individuais quanto as em grupo, permitindo que as pessoas recebam um resumo de seus diálogos.

Além do sumário, o meet vai permitir a transcrição de reuniões, e receberá aprimoramento do som e imagem, na conexão e no compartilhamento de conteúdo avançado.