Topo

Fim de uma era: Apple aposenta o iPod; relembre versões do aparelho

Samantha Sin - 24.jul.2004/AFP
Imagem: Samantha Sin - 24.jul.2004/AFP

Abinoan Santiago

Colaboração para Tilt, em Florianópolis

10/05/2022 17h42

Após 20 anos no mercado, o iPod deixará de ser fabricado e comercializado pela Apple. A empresa anunciou hoje que seu tocador de música portátil ainda estará a venda na versão iPod Touch, mas somente enquanto durarem os estoques nas lojas.

De acordo com o comunicado, a função do iPod caiu em desuso, pois os demais dispositivos fabricados pela Apple — a exemplo do iPhone, Apple Wacth, iPad e Macbook — atualmente já contam com bibliotecas de músicas, com mais de 90 milhões de singles e 30 mil playlists via Apple Music, o serviço de streaming da empresa.

"Hoje, o espírito do iPod continua vivo. Integramos uma experiência musical incrível em todos os nossos produtos, do iPhone ao Apple Watch ao HomePod mini e no Mac, iPad e Apple TV. E o Apple Music oferece qualidade de som líder do setor com suporte para áudio espacial", comentou Greg Joswiak, vice-presidente mundial de marketing da Apple.

iPod mudou a maneira como ouvimos música

A paralisação da produção do iPod marca o fim da linha de um dispositivo que impactou no ramo fonográfico. Lançado em 23 de outubro de 2001, o aparelho possibilitou que os amantes musicais pudessem ouvir os seus artistas favoritos sem precisar ter um CD para tocar o álbum, impactando a indústria da música.

A sua primeira versão pesava apenas 180 gramas, suportava até 1 mil músicas e tinha bateria capaz de durar 10 horas. Era uma revolução para aquele tempo.

A música sempre fez parte do nosso núcleo na Apple, e trazê-la para centenas de milhões de usuários com o iPod impactou mais do que apenas a indústria da música — também redefiniu como a música é descoberta, ouvida e compartilhada. Greg Joswiak, executivo da Apple.

Até 2007, a Apple fez modelos exclusivos para tocar músicas. A versão daquele ano trouxe uma interface multi-touch. A última geração do dispositivo, o iPod Touch 7ª geração, lançado em 28 de maio de 2019, parece muito um telefone, pois conta com um processador A10, permitindo experiências imersivas de realidade aumentada, FaceTime e 256 GB (gigabytes) de memória. Será o último iPod à venda.

Relembre algumas versões do aparelho

iPod original

Lançado em 23 de outubro de 2001, foi o primeiro MP3 player a incluir 1.000 músicas e uma bateria de 10 horas em um pacote impressionante de 180 gramas. Acabou inspirando uma legião de cópias mais baratas que se popularizaram até mesmo no Brasil.

iPod original - Divulgação/Apple - Divulgação/Apple
iPod original
Imagem: Divulgação/Apple

iPod mini

Lançado em 20 de fevereiro de 2004, chegou ao mercado com design ainda menor, com apenas 100 gramas.

iPod mini - Divulgação/Apple - Divulgação/Apple
iPod mini
Imagem: Divulgação/Apple

iPod nano

Chegou em 25 de setembro de 2006, com tela colorida e seis cores. A bateria prometia até 24 horas de duração, com capacidade para até 2.000 músicas.

iPod nano - Divulgação/Apple - Divulgação/Apple
iPod nano
Imagem: Divulgação/Apple

iPod touch

A Apple lançou o dispositivo em 5 de setembro de 2007, com interface multi-touch e tela de 3,5 polegadas, parecendo o então recém-lançado iPhone.

iPod Touch - Divulgação/Apple - Divulgação/Apple
iPod Touch
Imagem: Divulgação/Apple

iPod nano (7ª geração)

É considerado o iPod mais fino de todos, sendo lançado em 12 de setembro de 2012, com apenas 5,4 mm e uma tela de 2,5 polegadas.

iPod nano 7ª geração - Divulgação/Apple - Divulgação/Apple
iPod nano 7ª geração
Imagem: Divulgação/Apple

iPod shuffle (4ª geração)

Oferecia, segundo a Apple, até 15 horas de duração da bateria, 2 GB de armazenamento para músicas e um botão VoiceOver para ouvir o título da faixa, nome de lista de reprodução ou estado da bateria.

iPod schuffle - Divulgação/Apple - Divulgação/Apple
iPod shuffle
Imagem: Divulgação/Apple

iPod touch (7ª geração)

Lançado em 28 de maio de 2019, veio com o processador A10 Fusion, permitindo experiências imersivas de realidade aumentada e chamadas de vídeo em grupo pelo FaceTime, além de 256 GB de armazenamento.

iPod touch (7ª geração) - Divulgação/Apple - Divulgação/Apple
iPod touch (7ª geração)
Imagem: Divulgação/Apple