Topo

Uber testa recurso para pedir corrida para outra pessoa; veja como funciona

Getty Images
Imagem: Getty Images

Felipe Mendes

Colaboração para Tilt

09/05/2022 19h17

A Uber anunciou nesta segunda-feira (9) um novo recurso que vai permitir que você peça uma viagem para outra pessoa. Chamado de "Viagem para Convidados", o projeto por enquanto está em fase de testes e estará disponível nas cidades de Fortaleza, Natal, Recife, Santos, São José dos Campos, São Luís e Sorocaba.

O usuário que desejar utilizar o recurso deve inserir o nome e telefone da pessoa que vai embarcar — esses dados serão enviados ao motorista. Esse passageiro irá receber em seu celular todas as informações sobre a corrida, como nome do motorista, cor, modelo, marca e placa do veículo.

O pagamento da viagem pode ser feito tanto em dinheiro pelo passageiro que irá embarcar, quanto pelo cartão do titular da conta, que realizou a solicitação.

"Sabemos que as pessoas hoje já pedem viagens para amigos e familiares pelos mais diversos motivos: pode ser que a pessoa esteja sem bateria ou sem celular naquele momento, que não tenha o aplicativo instalado ou que não tenha familiaridade com essa tecnologia, entre muitas outras razões", afirma Araceli Almeida, gerente de Operações para Segurança da Uber.

Como fazer?

Nos locais em que o recurso estiver disponível para testes, os usuários irão receber uma mensagem informando da possibilidade. Para ativar, basta clicar em "Iniciar agora".

Para poder solicitar uma corrida para alguém, você deverá cadastrar um novo usuário em seu aplicativo. Para isso, o titular da conta deve fazer o procedimento normal de solicitar uma corrida, acessando o "Para onde?".

Na sequência, irá aparecer uma tela para colocar o endereço de destino e a opção "adicionar usuário". Neste campo, basta colocar nome, sobrenome e o telefone da pessoa que irá embarcar.

Uber lança recurso que permite solicitar carros para terceiros - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Segundo a Uber, o passageiro terceiro não precisa ter o aplicativo baixado em seu celular. As informações sobre o motorista e carro que ele irá embarcar serão enviadas via SMS.