Topo

YouTube Kids exibe vídeos sobre drogas e armas para crianças, diz ONG

YouTube Kids mostrou vídeo de como esconder armas para crianças de 9 a 12 anos de idade - Reprodução/TTP
YouTube Kids mostrou vídeo de como esconder armas para crianças de 9 a 12 anos de idade Imagem: Reprodução/TTP

Letícia Marques

Colaboração para Tilt

06/05/2022 18h17

O YouTube Kids, versão do app de vídeos lançada em 2015 para crianças de até 13 anos, está exibindo conteúdos que promovem a cultura de drogas e armas de fogo. Além de mostrar vídeos que falam sobre clareamento de pele e dietas para os pequenos.

A denúncia foi feita pela pelo TTP (Tech Transparency Project), uma organização de pesquisa sem fins lucrativos que investiga as principais empresas de tecnologia do mundo.

O YouTube, em nota ao jornal britânico The Guardian, diz que as recomendações do app para crianças são montadas a partir de "uma mistura de filtros automatizados criados por nossas equipes de engenharia, revisão humana e feedback dos pais para proteger nossos usuários mais jovens online". Porém, a empresa ressalta que o filtro não é perfeito.

O TTP diz que encontrou vídeos no YouTube Kids que "falam positivamente sobre cocaína e metanfetamina, dão instruções sobre como esconder uma arma, incentivam o clareamento da pele e apresentam a cultura da dieta para as crianças".

Outros vídeos identificados pelo TTP parecem violar a política do YouTube Kids exibindo conteúdo "excessivamente comercial ou promocional".

O YouTube já enfrentou problemas com a legislação americana, no ano passado, por permitir vídeos violentos e obscenos para o público infantil. E, após um investimento pesado, a plataforma melhorou bastante, adaptando os serviços a três faixas etárias: "mais velhos", "mais novos" e "pré-escolares", dividindo-os dos nove aos 12 anos, de quatro a sete e os menores de quatro.

Para testar os filtros, o TTP diz que criou três perfis no app, um para cada faixa etária recomendada pelo YouTube, todos com o controle parental desativado — a ferramenta permite que pais monitorem a distância o que os filhos veem no app.

Com as três contas, os pesquisadores começaram a fazer buscas com termos sensíveis, e acabaram encontrando resultados controversos. Ao pesquisar por "cocaine" (cocaína, em inglês), um dos resultados foi o vídeo de um homem tocando guitarra ao som de "Cocaine", canção de Eric Clapton que diz, por exemplo, "quando você recebe más notícias e quer espantar a tristeza, cocaína". O vídeo apareceu para o perfil que simulava uma criança de cinco anos.

Os pesquisadores também dizem que encontraram um vídeo de duas crianças ensinando a fazer "doce de cristal do Breaking Bad". O programa, que foi ao ar na TV norte-americana entre 2008 e 2013, mostra os protagonistas fabricando cristais de metanfetamina.

Outro vídeo, disponível para crianças de cinco a 12 anos, analisava chapas de coice, material de borracha que protegem atiradores do coice de uma arma de fogo. O TTP diz ainda ter encontrado um vídeo que ensinava a construir uma estante com um compartimento secreto para esconder armas.

"Em última análise, estamos falando de empresas americanas. E é o Congresso dos EUA que deve liderar o desenvolvimento de regulamentações mais fortes para garantir que essas empresas não causem danos às crianças", disse a diretora da TTP, Katie Paul, em nota.