Topo

Descubra se uma pessoa tem conta no WhatsApp sem precisar salvar o número

Função "escondida" permite que usuário verifique se um número tem cadastro no WhatsApp - Getty Images
Função "escondida" permite que usuário verifique se um número tem cadastro no WhatsApp Imagem: Getty Images

De Tilt, em São Paulo

01/05/2022 04h00Atualizada em 01/05/2022 14h44

Um recurso do WhatsApp permite verificar de um modo bem fácil se um número de telefone já tem ou não conta no aplicativo. Infelizmente, essa função está disponível somente para os dispositivos com o iOS, sistema operacional da Apple, como iPhones e iPads.

Mas se você usa Android, saiba que existem maneiras não oficiais de acessar a mesma funcionalidade. Confira mais abaixo.

iPhone

No seu iPhone, abra o WhatsApp e selecione o ícone para iniciar uma conversa com alguém (um quadradinho com um lápis que fica no canto superior direito).

1 - Ficou mais fácil ver se o número de alguém tem cadastro no WhatsApp  - UOL - UOL
Imagem: UOL

Clique agora em "Novo Contato".

2 - Ficou mais fácil ver se o número de alguém tem cadastro no WhatsApp  - UOL - UOL
Imagem: UOL

Uma tela vai surgir com vários campos, como nome, sobrenome, telefone e celular.

4 Ficou mais fácil ver se o número de alguém tem cadastro no WhatsApp - UOL - UOL
Imagem: UOL

Se o número for do Brasil, se certifique de que o campo esteja preenchido com o nome do país. Caso contrário, selecione o item e procure o país desejado.

Agora é a vez de inserir o número de celular da pessoa que você está sondando. Lembre-se de incluir o DDD.

Logo após você digitar os números, o WhatsApp vai fazer uma busca (dura alguns segundos) e exibir o resultado na tela com: "Conta do WhatsApp" ou "Não está no WhatsApp".

A primeira opção significa que o contato possui um registro no serviço e que ele está apto a receber mensagens. É só inserir o nome, sobrenome e outros dados e confirmar.

Se o número inserido não tiver sido encontrado, significa que ele não possui registro na plataforma. Então, não será possível o envio de mensagens.

Uma terceira mensagem ainda pode surgir caso o número de telefone já tenha um registro anterior em sua agenda do celular. Neste caso, o aplicativo redireciona o usuário para que ele tenha acesso direto às informações dessa pessoa.

Android

Nos dispositivos com o sistema operacional Android, há formas não-oficiais de saber se um determinado número tem conta no WhatsApp.

Pelo smartphone, faça o download do app WhatsDirect. Ao abrir a ferramenta, é só digitar o número para o qual deseja enviar a mensagem. Não precisa digitar a mensagem, apenas o número, e toque em "send".

whatsapp-direct-para-enviar-mensagens-a-numeros-nao-salvos - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Se o número tiver conta no mensageiro, clicar em "send" irá abrir uma tela de nova conversa no WhatsApp oficial. Caso o número não esteja no WhatsApp, o aplicativo vai abrir com um alerta dizendo que ele não está disponível.

Também é possível fazer o procedimento pelo WhatsApp Web. Com a versão web logada, acesse o site whatsappsemsalvarcontato.com.br e digite o número com que deseja conversar.

Mais fácil ainda é usar o navegador, no PC ou no celular. Basta digitar na barra de endereço "wa.me/" (sem as aspas) e o número de telefone que você quer testar, incluindo o código do país (Brasil é 55) e o DDD. Por exemplo: wa.me/5511999999999.

Após o "Enter", o navegador vai abrir o WhatsApp Web (no PC) ou o app normal do WhatsApp (no celular) e mostrar se aquela pessoa está disponível na plataforma ou não.