Topo

Não quer ficar no Twitter de Elon Musk? Saiba como desativar sua conta

Lucas Carvalho/Tilt
Imagem: Lucas Carvalho/Tilt

De Tilt, em São Paulo

25/04/2022 17h04Atualizada em 25/04/2022 17h40

A confirmação de que Elon Musk teve sua proposta de compra do Twitter aprovada nesta segunda-feira (25) resultou no descontentamento de alguns usuários. A hashtag "RIPTwitter" (descanse em paz, Twitter) subiu rapidamente aos tópicos mais comentados da plataforma na tarde de hoje. Muitos prometem abandonar a rede social.

Influenciadores ouvidos por Tilt recentemente já declararam temor pelo que poderia acontecer com a rede social se Musk completasse a aquisição. Dúvidas sobre o futuro da qualidade de conteúdo que circulará pelo feed envolvem um dos temores.

O receio é que a proposta de "liberdade de expressão total" que o bilionário vem defendendo se torne realidade no Twitter. Neste caso, a moderação de conteúdo poderá não existir como agora e, por exemplo, discurso de ódio seria aceito no Twitter como o direito da pessoa se expressar.

Nesta segunda, horas antes de oficializar o negócio, Musk chegou a fazer um apelo a quem pensa em deixar a rede social: "Espero que até meus piores críticos continuem no Twitter, porque isso é o que liberdade de expressão significa", tuitou o bilionário.

Se você não está convencido da proposta de Musk, se acha que a rede vai piorar sob o comando do empresário, ou se apenas tem outros motivos para apagar sua conta na rede social, confira o tutorial nos parágrafos a seguir.

Passo a passo

Para sair do Twitter, é simples: na versão web do seu perfil, clique na opção "Mais" no menu no canto esquerdo da tela.

  1. Um novo menu será aberto, com a opção "Configurações e privacidade". Acesse-a.
  2. Na parte direita da tela, será aberto um terceiro menu, com várias opções. A primeira delas, "Sua conta", terá como última opção "Desative sua conta".
  3. Ao clicar nela, o Twitter explica que você pode deixar seu perfil desativado por até 30 dias. Nesse prazo, você pode reativá-lo a qualquer momento, bastando fazer login.

No entanto, após esses 30 dias, se você não tiver acessado o perfil em nenhum momento, a conta será permanentemente excluída. Ou seja, há um tempo para que você se arrependa e retorne, sem perder o perfil.

Tomada a decisão, clique em "Desativar". O Twitter pedirá que você insira a sua senha e, depois de fazê-lo, você deve clicar novamente em "Desativar" para sair de vez.